Grupo de Auditoria Operacional do TCE-PB apresenta matriz de monitoramento em Seminário

O Grupo de Auditoria Operacional (GAOP) do TCE-PB participou do III Seminário Gilson Carvalho, realizado pelo COSEMS-PB – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba. O evento, que teve como tema principal a “Regionalização em Saúde”, aconteceu nos dias  30 de novembro e 1 de dezembro, no Hotel Litoral, em João Pessoa.

Na ocasião, a equipe do TCE, formada pelos auditores Adriana do Rêgo, Lúcia Patrício Araújo e Rogério Freire apresentou a matriz do 1º Monitoramento da Auditoria Operacional em Atenção Básica, objeto do Processo TC nº08133/14, que tem como relator o Cons. Nominando Diniz.

As deliberações proferidas pelo TCE por meio da Resolução RPL-TC-05/15 serão monitoradas no 1º semestre de 2018 pelo GAOP, com base na matriz apresentada no Seminário,  a fim de verificar o  grau de implementação alcançado. O principal objetivo do monitoramento será “aumentar a probabilidade de resolução dos problemas identificados, ao acompanhar o desempenho da política pública auditada e averiguar se as ações adotadas contribuíram para o alcance dos resultados desejados, traduzidos nos benefícios esperados e obtidos, identificando-se ainda as barreiras existentes para sanar os achados de auditoria”.

Para o monitoramento, está prevista a coleta de dados junto a gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), titulares da Secretaria de Estado da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, juntamente com suas equipes técnicas, além de membros de Conselhos de Saúde (Estadual e Municipais) e presidentes de Comissões Intergestores Regionais (CIR). Os dados serão coletados por meio de entrevistas e grupos focais, além de visitas por amostragem e aplicação de questionários eletrônicos.

 

Ascom-TCE – 06-12-2017

Compartilhe: