TCE abriga o Simpósio Paraibano de Tecnologia da Informação e Gestão Pública

O Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao Tribunal de Contas do Estado, abriga, nestas terça e quarta-feiras (dias 5 e 6), o Simpósio Paraibano de Tecnologia da Informação e Gestão Pública.

Destinado a quadros técnicos do próprio Tribunal de Contas, dos Tribunais de Justiça, Regional Eleitoral e Regional do Trabalho, do Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Polícia Federal, Dataprev, Codata e Serpro, o evento foi aberto, nesta manhã, pelo presidente do primeiro desses órgãos, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

“É como em determinados casamentos nos quais os opostos se atraem”, assim ele definiu a caminhada da gestão pública e da tecnologia da informação, uma em função da outra, em benefício da transparência, da moralidade, da celeridade processual e da eficácia dos serviços prestados à sociedade.

Falou, ainda, do propósito de colaboração e de parcerias com vários dos organismos participantes do mesmo Simpósio, a exemplo da Codata com quem o TCE tem desenvolvido projetos em comum.

O gerente de Contas da Dataprev, Edmar Ferreira Junior, fez ver que o encontro de agora é o passo inicial para um segundo momento, “aquele em que poderemos acertar o que deveremos fazer juntos”. Ele também viu na junção de TI com gestão pública “a união dos opostos” pelo bem comum.

Até as 18 horas desta quarta-feira, quando se encerrará, o Seminário Paraibano de TI e Gestão Pública terá palestras dos técnicos Lucas Lima (Desenvolvimento Colaborativo da Justiça Eleitoral), Gustavo Wagner (Processo Judicial Eletrônico), Mário Matos (Gestão Ágil e Planejamento estratégico), Klarissa de Sousa (A Perícia de Informática) e Helder Vieira (Dados Abertos e Integrações entre Aplicações).

Também, nesta quarta-feira, palestras de Gedvan Pereira e Herbert Vieira (Guia de Usabilidade e Interface de Aplicações da Ditec), Edmar Júnior (Tecnologias para Integração de Governo e Sociedade), Júlio Marinho (Codata e Segurança das Informações), Eriko Brito (Apresentação Institucional do PMI-PE), Ricardo Roberto (Sistema de Reconhecimento de Padrões para a Área Jurídica e Plataformas Cognitivas com ChatBoots) e Diego Quirino (Automação de Testes).

Representante do Tribunal de Contas do Estado no grupo de palestrantes, o auditor de Contas Públicas Willo Herbert falará às 9h30 desta quarta-feira sobre “Painéis de Acompanhamento da Gestão Buseness Inteligence com Foco no Controle Social”.

A mesa composta para a abertura dos trabalhos teve as participações do conselheiro André Carlo Torres Pontes, do delegado da PF Raone Aguiar, do secretário de TI do TRE José Cassimiro, do gerente de Contas da Dataprev Edmar Junior, do gerente de TI do TJE José Neto Teixeira, do diretor de TI do TRT Rodrigo Cartaxo, do diretor de TI da Assembleia Legislativa, do chefe do Escritório do Serpro Marcos Antonio e da representante da Codata Christhiny Sanson.

 

Ascom/TCE

05 11 17.

 

Compartilhe: