Fábio Nogueira é eleito por aclamação para presidir a Atricon no biênio 2018/2019

O conselheiro Fábio Nogueira, do Tribunal de Contas da Paraíba, foi eleito por aclamação à Presidência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em solenidade ocorrida, nesta quarta-feira (21), durante o XXIX Congresso que a entidade realiza, esta semana, no TCE de Goiás.

Ele foi saudado, na ocasião, pelo colega paraibano André Carlo Torres Pontes, presidente do TCE-PB, como “um amigo a toda prova e a toda hora”.

Ao enaltecer a dignidade, o caráter, a competência e o espírito conciliador do amigo como atributos que o levarão a bem se desincumbir deste novo e difícil encargo, o conselheiro André Carlo lembrou que Fábio Nogueira “é uma pessoa que não teme o trabalho nem os desafios”.

Em seguida, prometeu todo o apoio do TC paraibano a fim de que o novo presidente da Atricon para o período 2018/2019 tenha uma gestão vitoriosa. A posse, em substituição ao conselheiro Valdecir Pascoal, do TCE-PE, ocorrerá durante o mês de fevereiro, em Brasília.

“Nada fala tanto e tão bem de uma organização, seja de natureza pública ou privada, quanto a união dos seus integrantes. Assim tem sido com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. E assim é, neste momento, mais do que nunca, com uma Atricon que abre e finaliza um processo sucessório em chapa única, sem disputas internas”, observou o conselheiro Fábio Nogueira.

E prosseguiu: “A conjunção de forças e iniciativas que de mim fizeram candidato único à presidência de uma instituição imprescindível à vida nacional diz bem da nossa caminhada, em uníssono, para um País melhor, mais digno e mais justo. Porque, afinal, é a população brasileira a razão maior da existência das nossas Cortes de Contas sempre zelosas com o patrimônio e os recursos públicos. E porque é ela, a Atricon, um organismo marcado, ao longo de sua história, por ações e providências em defesa primordial da sociedade e não, em hipótese nenhuma, por anseios corporativistas”.

Ele se mostrou convicto de que os encargos que terá pela frente envolverão realizações e providências não apenas voltadas para a fiscalização e o julgamento da gestão e dos gestores públicos. “Compreenderão, não menos, esforços no sentido da orientação e da capacitação desses mesmos gestores, a fim de que tenham em todos nós, membros de cada Tribunal de Contas do País, parceiros constantes e solícitos da boa administração pública, em todos os seus níveis”.

“É para isso que nós existimos e é a isso a que nos dedicamos, sem cansaço, posto que somos assim exigidos, interna e externamente. Aqui dentro, pelo espírito público que move e inspira cada um de nós. Lá fora, por gerações de brasileiros no limite da paciência e da indignação”, completou.

Seu discurso também enalteceu o conselheiro Valdecir Pascoal, a quem sucederá a partir de fevereiro: “O bastão que estamos por receber nos vai ser repassado por mãos extremamente competentes, o que facilitará, sem dúvida, a missão delegada pela confiança de cada um dos senhores e senhoras. O companheiro Valdecir Pascoal e todos aqueles que o ajudaram numa das mais profícuas gestões da Atricon, têm não apenas o meu reconhecimento, mas, ainda, o de todos os que agora me elegeram. Esta eleição, em chapa única, é disso a prova mais cabal. Resulta da unânime consagração ao seu brilhante e fecundo período administrativo”.

COMPOSIÇÃO – Eis a composição da chapa eleita para o comando da Atricon, no biênio 2018/2019:

Presidência

Fábio Túlio Filgueiras Nogueira – Conselheiro do TCEPB

Vice-Presidência de Relações Político-Institucionais

Antonio Renato Alves Rainha – TC-DF –

Diretoria

Alexandre Manir Figueiredo Sarquis – TCE-SP

Manoel Pires dos Santos – TCE-TO

Marcos Coelho Loreto – TCE-PE

Waldir Neves Barbosa – TCE-MS


Vice-Presidência de Relações Jurídico-Institucionais

Weder de Oliveira – Ministro Substituto do TCU

Diretoria

Clóvis Barbosa de Melo – TCE-SE

Heloísa Helena Antonácio Monteiro Godinho – TCE-GO

José de Ribamar Caldas Furtado – TCE-MA

Marianna Montebello Willeman – TCE-RJ


Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo

Sebastião Carlos Ranna de Macedo – TCE-ES

Diretoria

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior – TCE-SC

Cláudio Couto Terrão – TCE-MG

Jaylson Fabianh Lopes Campelo – TCE-PI

Soraia Thomaz Dias Victor – TCE-CE


Vice-Presidência de Defesa de Direitos e Prerrogativas e de Assuntos Corporativos

Paulo Curi Neto – TCE-RO

Diretoria

Antonio Gilberto de Oliveira Jales – TCE-RN

Luis Henrique Moraes Lima – TCE-MT

Milene Dias da Cunha – TCE-PA

Sebastião Cezar Leão Colares – TCM-PA


Vice-Presidência de Relações Internacionais

Dimas Eduardo Ramalho – TCE-SP

Diretoria

Joaquim Alves de Castro Neto – TCM-GO

Marco Antonio Lopes Peixoto – TCE-RS

Marcus Vinícius de Barros Presídio – TCE-BA

Otávio Lessa de Geraldo Santos – TCE-AL


Conselho Fiscal

Titulares

Felipe Galvão Puccioni – TCM-RJ

Mário Manoel Coelho de Melo – TCE-AM

Plínio Carneiro da Silva Filho – TCM-BA

Suplentes

Antonio Fernando Jorge Ribeiro de Carvalho Malheiro – TCE-AC

Manoel Dantas Dias – TCE-RR

Pedro Aurélio Penha Tavares – TCE-AP.

Ascom/TCE-PB

23. 11 17.

(Frutuoso Chaves)

Compartilhe: