Tribunal de Contas adere ao Outubro Rosa com orientações e música

Foi de reflexão e emoção a manhã desta sexta-feira (10), no Tribunal de Contas do Estado, em cujo Plenário dirigentes e quadros funcionais reuniram-se para as celebrações do Outubro Rosa, a campanha de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama.

A apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, regida pelo Major Paz, e de um texto da procuradora geral junto ao TCE Sheyla Barreto Braga de Queiroz, inspirado no filme “Antes de Partir”, conferiram ao encontro emoção à parte.

O “Bate Papo Rosa, com orientações médicas e narração de experiências pessoais a servidores, familiares e visitantes, teve, na ocasião, as participações da voluntária do movimento Luciana Libório, da mastologista Jeane Nogueira, da psicóloga Simone Ayres, da servidora Conceição Gomes, da convidada Valéria Cabral e da jornalista Fábia Carolino , coordenadora da Assessoria de Comunicação do TCE.

A abertura da campanha ainda ocorreu com o lançamento de produtos da ONG “Amigos do Peito” (iniciativa de caráter filantrópico) e as colaborações das enfermeiras Marineide Brito e Tatiana Dantas.

Ao saudar os expositores e sua plateia, o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, explicou a presença da Banda do Corpo de Bombeiros: “Eis uma prova de que a gente colhe o que planta, ou recebe quando dá”, comentou, aludindo à contribuição dos músicos que então usavam para ensaio outro espaço do Tribunal. Após apresentar cinco canções nacionais e internacionais, a Banda acompanhou a servidora Odete Sampaio,  na interpretação de uma música de Roberto Carlos.

O conselheiro André Carlo renovou “o sentimento de respeito e admiração a todas as mulheres” e se despediu de todos passando a palavra à procuradora Sheyla Barreto.

O texto por ela apresentado inspirou-se, conforme disse, no filme interpretado por Jack Nicholson e Morgan Freeman. Conta a história de dois amigos (um mecânico pobre e um milionário, dono do próprio hospital) que decidem viajar pelo mundo após haverem contraído câncer.

A programação do Outubro Rosa prosseguirá com passeio ciclístico e uma caminhada, terça-feira (10), na Praia de Tambaú. O convite à caminhada envolve concentração, às 6 horas, diante da sede da PB-Tur após saída do Busto de Tamandaré.

O pessoal do ciclismo, enquanto isso, estará saindo, no mesmo horário, das imediações do Gulliver Mar para percurso que atingirá o final da Praia do Cabo Branco.

 

Ascom/TCE-PB

06 10 17.

 

Compartilhe: