Paraíba é um dos quatro Estados com adesão completa dos municípios ao IEGM

A Paraíba compõe a seleta lista de quatro Unidades da Federação com 100% de adesão de seus municípios ao Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), instrumento destinado a avaliar a eficácia dos gastos e políticas públicas nas áreas da educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento. Os três outros Estados assim relacionados são Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

O quadro geral do IEGM foi um dos temas de destaque do 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas realizado, desde ontem (dia 18), em Curitiba, para onde viajou o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

“É o maior diagnóstico de política pública do Brasil e, provavelmente, do mundo”, destacou, ali, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Sebastião Helvécio. Os resultados então anunciados reúnem índices de 4.037 municípios brasileiros.

Entidade que congrega os órgãos de controle, o IRB tem-se desincumbido, nacionalmente, do acompanhamento e difusão do IEGM a partir de resultados colhidos por cada Tribunal de Contas do País. O Congresso em questão realiza-se no do Paraná, com participação de equipe paraibana formada pelo conselheiro André Carlo, pelas procuradoras Sheyla Barreto Braga de Queiroz e Isabella Barbosa Marinho Falcão e por cinco auditoras do TCE.

Na Paraíba, o IEGM apresentou resultado geral de 0,48, índice a ser comparado a 1,0, a maior nota. Saúde, com 0,71 teve a maior avaliação. Em seguida, vieram Gestão Fiscal (0,65), Educação (0,52), Governança em Tecnologia da Informação (0,39), Gestão Ambiental (0,30), Cidades e Planejamento (ambos os indicadores com 0,26).

 

Veja todos os resultados do IEGM na Página do TCE-PB. https://portal.tce.pb.gov.br/iegm/iegm.html

Ascom/TCE-PB

(19/10/2017)

(FrutuosoChaves)

 

 

Compartilhe: