Trabalhos de auditores do TCE-PB serão apresentados em seminário nacional de dados da administração pública

Três trabalhos de auditores do Tribunal de Contas da Paraíba foram selecionados para apresentação durante o 3º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública, que acontecerá dias 25 e 26 de setembro na sede do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília-DF.

São estudos sobre aplicação de técnicas de mineração de dados para identificar fraudes em licitações, e modelos para mensurar desempenho da administração tributária nos municípios e para servir de análise de risco das gestões municipais.

A escolha motivou registro, pelo presidente do TCE-PB, André Carlo Torres, na sessão plenária desta quarta-feira (30), ao destacar que os trabalhos integram uma lista de apenas 20 escolhidos entre 78 submetidos à seleção em todo o país.

“Mais uma demonstração da eficiência e qualidade técnica do nosso Tribunal no desenvolvimento de ferramentas de controle e fiscalização dos recursos públicos”, observou o conselheiro.

No evento, que é organizado conjuntamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), os trabalhos estarão assim identificados:

  1. DETECÇÃO DE CASOS SUSPEITOS DE FRAUDES EM LICITAÇÕES REALIZADAS NOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA: uma aplicação de técnicas de mineração de dados (Autor: Alcimar Alves Fraga)
  2. MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL: um modelo multimetodológico DEA-SFA(Autor: Luiz Henrique dos Santos Fernandes)
  3. ANÁLISE DE RISCO DAS GESTÕES MUNICIPAIS : um modelo de resposta qualitativa para subsidiar as auditorias do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (Autor: Weverton Lisboa de Sena)

FERRAMENTA DE TI – André Carlo também registrou, na sessão, reportagem do jornal Folha de São Paulo, edição de 28/08/2017, sob título “Sistema ajuda a detectar empresas laranjas na Paraíba”. A matéria destaca a criação de ferramenta de TI desenvolvida no TCE-PB pelos auditores de contas públicas Willo Pinheiro, Weverton Lisboa e Matheus Lacerda. Eles contaram, para desenvolver o trabalho, com a colaboração do professor da UFPB Lincoln David Nery e Silva e da estudante Brenda Almeida. A matéria completa pode ser conferida no Portal do TCE AQUI

 

ASCOM TCE-PB

30/08/2017

Compartilhe: