IRB convida TCE-PB a mostrar seus sistemas de controle em Encontro Nacional de Tecnologia da Informação

 

O presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvécio, solicitou pessoalmente, nesta sexta-feira (30), que o Tribunal de Contas da Paraíba exponha em Brasília, durante ‘Encontro Nacional de Tecnologia da Informação’, seus sistemas e ferramentas de controle e fiscalização de recursos públicos desenvolvidos a aperfeiçoados desde a criação do Sagres, há 15 anos.

O convite foi formulado quando fazia, ao lado do vice-presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, a abertura da Jornada Científica do IRB, cuja etapa, na Paraíba, tratou do tema Jurisprudência e Prática sobre a Responsabilização de Agentes Públicos’. A palestra sobre o tema foi proferida pelo auditor do Tribunal de Contas da União, Marcelo Mattos Sherrer, e dirigida a auditores, servidores de áreas técnicas, procuradores e conselheiros presentes no plenário ministro João Agripino Filho.

Representando o presidente da Corte, conselheiro André Carlo Torres, que se encontrava no mesmo horário em missão institucional em Campina Grande, o conselheiro Arnóbio Viana destacou a importância das jornadas científicas do IRB para transmissão de conhecimento e capacitação dos quadros técnicos dos tribunais de contas em atuação no país, 34 no total.

Por sua vez, o conselheiro Sebastião Helvécio fez questão de destacar: “é do conhecimento de todos, nessa área de uso da tecnologia à serviço do controle externo e da transparência, que o TCE paraibano é referência nacional por seu padrão de qualidade, a partir da experiência do Sagres”.

Daí a razão, conforme frisou, para o convite à participação no evento do IRB marcado para os dias 3 e 4 de agosto,  e que abrigará, em meio às palestras e discussões temáticas, uma feira tecnológica voltada às áreas de atuação dos órgãos de controle externo.

Também pelo trabalho de excelência que o Tribunal de Contas da Paraíba realiza, por meio da Ecosil, na capacitação de servidores e agentes públicos, o presidente do Instituto Rui Barbosa convidou o conselheiro Marcos Costa, coordenador da Escola de Contas Otacílio Silveira, a participar do ‘Encontro Nacional de Escolas de Contas’, da região Nordeste, programado para o período de 27 a 29 de setembro, em Salvador (BA).

Ao final do evento no TCE-PB, Sebastião Helvécio entregou aos conselheiros Arnóbio Viana e Marcos Costa uma coletânea dos anais do ‘II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas’, ocorrido ano passado em São Paulo. E falou da importância, na ocasião, de o TCE paraibano também se fazer representar na terceira edição do congresso internacional, marcada para acontecer de 17 a 19 de Outubro, em Curitiba (PR).

Iniciadas em 2015, as jornadas já percorreram várias cortes de contas, sempre com temas de interesse do controle externo. Destinadas à capacitação tanto do quadro de servidores quanto dos demais membros integrantes das Cortes, as etapas têm suas atividades gravadas e disponibilizadas na sessão videoteca do portal IRB, para que o maior  número possível de participantes tenha acesso ao conteúdo e seja capacitado.

Instituto Rui Barbosa – É uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates, o IRB trabalha ainda com a investigação e organização de métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil. Apóia e promove também iniciativas que procuram favorecer novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas.

 

ASCOM TCE-PB  (Carlos César Muniz)

30/06/2017

 

 

Compartilhe: