Auditor do TCE-PB expõe sobre eficiência tributária em conferência internacional no Canadá

Participantes da ‘21ª Conferência da Federação Internacional das Sociedades de Pesquisa Operacional’ assistiram nessa última terça-feira (18), em Quebec, no Canadá, exposição do auditor Luiz Henrique dos Santos Fernandes, dos quadros do Tribunal de Contas da Paraíba sobre eficiência tributária municipal.

A apresentação do trabalho no mais importante evento mundial dessa área, promovido pela International Federation of Operational Research Societies (IFORS), mereceu o reconhecimento do plenário do TCE-PB que, na sessão plenária desta quarta-feira (19) aprovou à unanimidade voto de aplauso ao servidor, proposto pelo conselheiro presidente André Carlo Torres.

A pesquisa operacional é, em resumo, um ramo interdisciplinar da matemática aplicada, engenharia e ciências que utiliza diversos princípios baseados em pesquisa científica, estratégias, e métodos analíticos – incluindo modelagem matemática, estatística e algoritmos – para melhorar a capacidade gerencial de tomada de decisão

A participação do auditor na conferência internacional estava assegurada desde quando ele estava finalizando sua dissertação do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público, fruto de convênio entre o TCE-PB e a UFPB firmado durante a gestão do conselheiro Fernando Catão.

Em março passado, Luiz Henrique apresentou sua tese, sob o mesmo título de ontem: “Eficiência tributária municipal e seus determinantes: uma abordagem semi-paramétrica via regressão beta’. 

NOMEAÇÃO – Na mesma sessão, o Pleno também aprovou voto de aplauso pela nomeação do advogado Paulo Wanderley Câmara para compor o Pleno do TRE/PB, no cargo de Juiz Titular, em vaga decorrente do término do segundo mandato de Sylvio Pélico Porto Filho. A nomeação foi oficializada nesta quarta-feira com a publicação de decreto do presidente da República, Michel Temer.

 

Ascom/TCE-PB

19/07/2017

Compartilhe: