TCE-PB participa da 3ª edição do Hackfest para estimular o exercício da cidadania

 

Com o objetivo estimular o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, contribuir com o aperfeiçoamento da gestão pública, o Tribunal de Contas da Paraíba participará, de 9 a 11 deste mês, da terceira edição do Hackfest, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Instituição parceira do evento, o TCE-PB colocou à disposição dos organizadores suas principais ferramentas tecnológicas desenvolvidas para dá mais transparência e permitir maior controle na aplicação dos recursos públicos na Paraíba. Além, também, de informações relevantes do seu Banco de Dados.

O presidente do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres, vê na realização do Hackfest uma oportunidade excepcional para se “desenvolver e agregar novas ferramentas que possam auxiliar ao enfrentamento da corrupção e a melhoria da gestão pública por meio da tecnologia.” Ele designou o auditor fiscal Fábio Guerra para representar a Corte nos encontros e discussões preparatórias do evento.

O banco de dados posto pelo TCE à disposição da terceira edição do Hackfest servirá de suporte fundamental para o desenvolvimento das novas ferramentas, conforme observou o promotor de Justiça, Octávio Paulo Neto, em recente audiência com o conselheiro presidente para tratar do tema.

“O objetivo maior do evento é que haja o exercício da cidadania consciente por meio do uso de tecnologias para melhor compreensão das coisas e negócios públicos” comentou o promotor ao enfatizar que a programação é focada no desenvolvimento das aplicações e estímulo ao exercício da cidadania.

As duas edições anteriores, em 2015 e 2016, foram mais voltadas para profissionais da área de tecnologia da informação, em especial os programadores de softwares.

Agora, os realizadores vão incluir no evento um conjunto de atividades para atrair e envolver mais a sociedade. São palestras, oficinas, mostras audiovisuais, programação para crianças e jovens empreendedores, e estandes para empresas.

 

Ascom/TCE-PB

02/06/2017

Compartilhe: