Concerto dedicado ao Romantismo Musical marca apresentação da OSMJP no Centro Cultural do TCE-PB

A proximidade com o Dia dos Namorados não poderia ser melhor. Assim, o Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa – que ocorre no próximo sábado (10/06) – pode ser considerado uma homenagem aos namorados, em face do repertório voltado ao Romantismo Musical.

A apresentação começa às 18H e faz parte da parceria com o Tribunal de Contas, por meio do Centro Cultural Ariano Suassuna, cuja temporada 2017 vai até o mês de dezembro, sempre com boa música e novas atrações.

SERVIÇO

Data: 08/06

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna – Rua Geraldo Von Shosten, 147, Jaguaribe, João Pessoa (PB)

Horário: 18h00

Entrada Franca

Estacionamento próprio

PROGRAMAÇÃO

– Alexander Borodin –           In the Steppes of Central Asia

– Carl Maria von Weber –    Concerto n° 1 em fá menor, op. 73 para Clarinete e Orquestra

. Allegro

. Adagio ma non troppo

. Rondo-Allegretto

(Solista: Eduardo Lima)

INTERVALO

– Franz Schubert –                 Sinfonia n 8 “Inacabada”

. Allegro Moderato

. Andante con moto

Perfil do solista Eduardo Lima – Natural de João Pessoa-PB, Eduardo Lima é Bacharel laureado em clarinete pela Universidade Federal da Paraíba e diplomado pela Escola de Música Anthennor Navarro, onde iniciou seus estudos musicais aos 9 anos. Teve como principais professores Amandy Bandeira, Arimatéia Veríssimo, Carlos Rieiro e recentemente foi selecionado para realizar um curso de aperfeiçoamento na Alemanha, com o renomado professor Ralph Manno (Hochschule für Musik und Tanz Köln).

Eduardo Lima é detentor de prêmios em concursos nacionais e internacionais, tais como: 1° lugar no II Concurso Internacional de Música Melos – Itália, vencedor do V Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, 1° lugar regional no II Concurso Jovens Clarinetistas Devon & Burgani, 3° lugar no III Concurso Latino-americano do Clariperu, premiado no Jovens Solistas da OSJPB, e como membro do Quinteto Parambuco também foi premiado na Série Jovens Talentos do FIMUS 2016 e um dos vencedores do Concurso BNDES Temporada 2017/2018.

Como solista, se apresentou frente à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Prelúdio em São Paulo, Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e duas vezes com a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, sendo o responsável pela estreia paraibana e mineira do Concerto op. 57 de Carl Nielsen.

Ao longo de sua formação, participou de importantes festivais de música em Buenos Aires (Argentina), Campos do Jordão (SP), Jaraguá do Sul (SC), Brasília (DF), Natal (RN), João Pessoa (PB) etc. Com apenas 13 anos fez sua primeira turnê no exterior, e desde então vem atuando como primeiro clarinete em diversos grupos camerísticos e sinfônicos como a Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Academia Jovem Concertante (Maranhão), Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba, Camerata Juvenil da Paraíba e Banda Sinfônica José Siqueira. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e é professor de clarinete do PRIMA.

 

Ascom/TCE-PB

(07/06/2017)

 

Compartilhe: