Auditor do TCU será expositor na Jornada Científica do IRB nesta 6ª feira (30) no TCE-PB

O conselheiro Marcos Antônio Costa, coordenador da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil) registrou, na sessão plenária do Tribunal de Contas da Paraíba, nesta quarta-feira (28), a realização de mais uma etapa da Jornada Científica do Instituto Rui Barbosa (IRB), que acontecerá nesta sexta-feira, (30), no Plénario Ministro João Agripino, sede do TCE. O evento de âmbito nacional, terá como expositor o auditor do Tribunal de Contas da União e instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, Marcelo Mattos, que discorrerá sobre o tema ‘Jurisprudência e Prática sobre a Responsabilização de Agentes Públicos’.

A abertura da Jornada, às 9h, será feita pelo vice presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio  Alves Viana, com a participação do presidente do IRB, conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio. Destina-se à capacitação de servidores técnicos ou administrativos das cortes de contas, e de interesse para outros profissionais que atuam no âmbito dos tribunais. O objetivo é promover o aperfeiçoamento contínuo das atividades destas instituições, mediante desenvolvimento de um programa de capacitação com temas de interesse do controle externo.

O presidente do TCE, André Carlos Torres reiterou o convite aos membros da Corte e demais servidores, enaltecendo a qualificação dos temas a serem expostos pelo instrutor do TCU. Já o conselheiro Arthur Cunha Lima lembrou que essa jornada do IRB acontece, periodicamente, nos Estados, e é um indispensável instrumento de qualificação para o controle externo. A procuradora geral, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, também destacou a importância dos temas da exposição para advogados e contadores.

O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil. Apóia e promove também iniciativas que procuram favorecer novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas.

As etapas da Jornada têm suas atividades gravadas e disponibilizadas na sessão videoteca do portal IRB, aberto aos interessados no conteúdo. As inscrições para o evento na Paraíba já estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico  https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/jornadascientificas.

 

AscomTCE – 28-06-17 – Genesio Sousa

Compartilhe: