TCE faz lançamento do Projeto Escola e Cidadania, na manhã desta quinta-feira

Duzentos e vinte alunos de seis escolas de João Pessoa, Mamanguape e Itabaiana participaram, nesta quinta-feira (6), do lançamento do Projeto TCE Escola e Cidadania, iniciativa destinada a levar à juventude informações sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado e o funcionamento das instituições públicas, além de temas relacionados ao comportamento social, à educação e à cultura.

Todos foram recebidos no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao TCE, pelo corregedor Fábio Nogueira, para tanto designado pelo presidente da Corte, conselheiro André Carlo Torres Pontes, que viajara a Brasília, em missão institucional.

“Este é um momento de grande importância para o Tribunal de Contas, de vez que é um contato com a geração que vai ocupar os futuros postos de mando. Tratamos, aqui, a partir de agora, de promover a cidadania, o conhecimento e a cultura”, disse o conselheiro Fábio Nogueira na saudação aos estudantes.

Ele pôs à disposição dos professores e seus alunos os diversos setores do Centro Cultural Ariano Suassuna, ambiente que abriga teatro, hall para exposições de artes plásticas, diretoria e salas da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), organismo, este último, coordenado pelo conselheiro Marcos Costa.

E antecipou: “Vocês vão aprender o que faz este Tribunal, vão perceber a necessidade do controle social dos atos e gastos públicos e a importância do nosso acompanhamento de questões relacionadas, por exemplo, à merenda, ao transporte escolar, às taxas de repetência, ou à qualificação dos professores”.

O diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, advogado  Flávio Sátiro Filho, também deu as boas vindas ao numeroso grupo de visitantes, a quem convidou para assistir à apresentação, no sábado (8), da Orquestra 5 de Agosto e, ainda, da Orquestra Sinfônica do Município, a partir das 18 horas.

Em seguida, a procuradora geral junto ao TCE Sheyla Barreto Braga de Queiroz, explicou à plateia formada por crianças e adolescentes o que faz e como funciona o Tribunal de Contas do Estado. A professora Daiane Wichineski tratou do tema “O Bom Uso das Redes Sociais”. A última palestra – “Consequências Comportamentais pelo Mau Uso das Redes Sociais” – foi ministrada pela psicóloga Patrícia Diniz.

A primeira edição do Projeto TCE Escola e Cidadania, iniciativa de caráter permanente, foi encerrado pelo diretor Flávio Sátiro Filho com agradecimentos às escolas parceiras e entrega de certificados às palestrantes.

Participaram do encontro professores e alunos dos Colégios Pio X, Municipal Apolônia Sales e Municipal Zulmira Morais (de João Pessoa), dos Colégios Professor Maciel e Estadual Odetes Mendes (de Itabaiana), do Colégio Estadual Umbelina Garcez (de Mamanguape) e do Colégio Rebeca Cristina da Polícia Militar.

 

Ascom/TCE-PB.

06 04 17.

 

Compartilhe: