Programa TCE, Escola e Cidadania recebe 160 estudantes de escolas públicas da Paraíba

Com a presença de 160 alunos das escolas Analice Caldas, do município, Manuel Lisboa, do Estado e da escola Umbelina Garcez, de Mamamguape, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), realizou na manhã desta quarta-feira (26), mais uma adição do programa TCE-Escola e Cidadania que visa incluir a juventude estudantil no conhecimento do controle externo e suas atividades.

O encontro com os estudantes foi aberta pelo presidente do TCE-PB, Conselheiro André Carlo Torres Pontes que deu boas vindas aos presentes e enfatizou a importância da participação popular nos mecanismos de controle do dinheiro público.

Em seguida, aconteceu a primeira palestra do auditor de contas pública, Matheus Lacerda, que falou sobre o papel do TCE estendendo-se numa breve história da administração pública nacional e o controle de gastos públicos.

Na continuidade, foi a vez da jornalista Fábia Carolino, coordenadora da Assessoria de Comunicação do TCE-PB, que deu aos estudantes uma visão da utilização das redes sociais do Tribunal mostrando o uso da comunicação pública como uma forma de incentivar a prática da cidadania.

Os estudantes também tiveram conhecimento sobre “Mitos e Verdades da Imunização”. Palestra apresentada pela coordenadora de Imunização do Município, Dra. Chiara Dantas, que durante apresentação chamou a atenção dos jovens estudantes para a necessidade de participação nas campanhas de vacinação como meio de prevenir as doenças e manter o organismo saudável.

As palestras foram encerradas com a participação do médico do TCE, Dr. Anderson Sousa, que falou sobre a Saúde do Coração para uma platéia atenta e interessada que foi alertada para os riscos de doenças cardíacas mesmo na juventude.

O programa foi encerrado com a entrega de certificados aos palestrantes e escolas participantes e uma foto oficial com todos os presentes.

Os participantes do encontro foram recebidos no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao TCE, pelo diretor do CCAS, Flávio Sátiro Filho, e a diretora da Escola de Contas, auditora de contas pública, Fabiana Lusia e servidores do TCE envolvidos na organização do Projeto TCE, Escola e Cidadania.

 

Ascom/TCE-PB

(26/04/2017)  

Compartilhe: