Estagiários do TCE-PB, estudantes do IFPB são vencedores da HackBrazil com ‘Bubu Digital’

 

Dois estagiários do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), integram equipe vencedora do evento HackBrazil, competição que faz parte das atividades da Brazil Conference at Harvard & MIT. Adjamilton Medeiros Júnior, Rychard Guedes (estagiários do TCE-PB) e Júlio Cézar Coelho. São três estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O projeto ‘Bubu Digital’, que pode ajudar a reduzir a mortalidade infantil no mundo, concorreu com quatro finalistas de outros estados brasileiros durante  Brazil Conference at Harvard & MIT, realizado no fim de semana em Cambridge (EUA).

A chupeta eletrônica de baixo custo, por meio de microcontrolador e sensores, será capaz de verificar a temperatura e umidade corporal da criança. O invento disputou competição nos Estados Unidos, organizada em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade de Harvard.

O resultado da competição foi anunciado durante a Brazil Conference, nos dias 7 e 8 de abril, na cidade de Cambridge (EUA). O projeto estava entre os 20 melhores selecionados, de um total de 400 inscritos e analisados. A equipe do IFPB, foi denominada ‘Questão de Brio’. Eles concorreram com grupos de instituições brasileiras como USP, UFRGS, Unicamp, ITA, entre outras, e as universidades americanas Yale Universty, New York Universty, Brown Universty e MIT.

Para o presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, a premiação reconhece o talento dos jovens paraibanos, que se destacam na área da tecnologia, e deixa honrada a instituição, por ter em seus quadros estagiários inovadores e empreendedores como Adjamilton Medeiros Júnior e Rychard Guedes. 

A equipe ‘Questão de Brio’ empatou com um grupo de Minas Gerais na final da competição, mas os jurados premiaram as duas equipes com um investimento de mil dólares, para o aperfeiçoamento do projeto. “Foi incrível receber o reconhecimento, ver que nossa ideia está indo para frente”, comentou Júlio Cézar.

O estudante explica ainda que o próximo passo é melhorar o projeto e buscar investimentos para transformar o protótipo do ‘Bubu Digital’  em um produto disponível no mercado. “Esses mil dólares são o pontapé inicial, porque pretendemos fazer algo muito bom para a sociedade”, completa.

Para Adjamilton Junior, participar da Brazil Conference foi uma experiência inigualável. “Sem dúvida, uma das melhores da minha vida. A conquista alcançada de chegar à final em um evento em Harvard e no MIT já era grande, imagina agora sabendo que ficamos em primeiro colocado”, disse.

“É tanta emoção que você fica sem palavras, sem reação. Discutir sobre os diversos problemas brasileiros é algo que foi feito com maestria durante esses dois dias de evento, e acredito que tais discussões terão bons frutos para o nosso país”, destacou Adjamilton.

Segundo o estudante Richard Guedes, estagiário do TCE-PB, a conquista é um marco para a Paraíba. “Essa vitória é muito importante, pois levamos o nome do estado para as duas maiores universidades do mundo. O feedback que tivemos depois da apresentação foi fantástico, muitas pessoas foram nos procurar para oferecer ajuda na parte jurídica, técnica, artística e nos parabenizar”, observou.

HackBrazil

A HackBrazil, que acontece desde 2015, tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o futuro do Brasil e seu papel no mundo, além de incentivar ações que busquem soluções para diversos problemas enfrentados pelo país. Para isso, os participantes irão resolver esses problemas com o uso de tecnologia, criatividade e inovação.

 

Ascom/TCE-PB

(10/04/2017)

Compartilhe: