Engenheiros e técnicos do TCE-PB conhecem moderno scanner em 3D para mapear obras públicas

Os engenheiros e técnicos da Auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba conheceram uma nova ferramenta que poderá ser importante no acompanhamento e fiscalização de obras públicas. Trata-se do aparelho Laser Scanner 3D Focus, equipamento de alta precisão, utilizado para mapear áreas no raio de 120 metros em ângulo de 360 graus. A apresentação foi feita pelo perito criminal, Marcelo Burity, ex-funcionário do TCE e hoje técnico do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, no Auditório do Plenário Ministro João Agripino, na última quinta-feira (20).

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro André Carlo Torres Pontes, também participou da apresentação e enfatizou a eficiência da ferramenta, que poderia ser de muita utilidade na fiscalização nos setores de engenharia. A ideia seria utilizar o scanner para fotografar áreas onde estejam sendo executadas obras públicas. O aparelho registra todas as suas características, inclusive no que se refere às medidas, observou o conselheiro, ao enfatizar que o TCE precisa conhecer essas ferramentas, eficientes na fiscalização pelo processo digital, especialmente agora que trabalha em tempo real no acompanhamento das contas públicas.

Na apresentação, Marcelo Burity mostrou o aparelho em funcionamento, destacando a rapidez e a eficácia no mapeamento de áreas. O scanner é utilizado pelos peritos no atendimento, tendo em vista a garantia de mais precisão nos registros de imagens nas cenas de crime. As imagens, após coletadas, são direcionadas a um cartão de memória e transportadas para o computador, que faz a leitura em três dimensões.

 

AscomTCE – 20 04 2017

Compartilhe: