Conselheiro destaca papel do TCE na evolução do IDH dos municípios paraibanos

“Um agente importante dessa transformação”. É como o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arnóbio Viana, observou, na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (12), a evolução, na Paraíba, do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM).

Na ocasião, ele informava sobre o destaque aos municípios paraibanos feito por representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud) durante encontro promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) do qual participou, recentemente, em Brasília. O encontro sobre Governança e Gestão nos TCs brasileiros, sob os auspícios do IRB, também serviu para discussões acerca da implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) pelas Cortes de Contas.

Ao narrar que ouviu, ali, de uma emissária da ONU referências elogiosas ao IDHM dos municípios da Paraíba – onde tem ocorrido a melhor evolução do País, no decurso dos últimos 25 anos – o conselheiro Arnóbio Viana acentuou o papel do TCE na fiscalização rotineira à aplicação, por exemplo, de recursos públicos nas ações de educação e saúde.

Organismo sob a presidência do conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), o Instituto Rui Barbosa é uma associação de estudos e pesquisas responsável por capacitações, seminários, encontros e debates no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil.

 

Ascom/TCE-PB

12 04 17.

Compartilhe: