Luiz Nunes doa livros sobre a vida de Juscelino às bibliotecas municipais durante encontro de prefeitos

O intervalo entre os dois blocos de palestras técnicas sobre planejamento orçamentário, durante o encontro, nessa sexta-feira (23), que reuniu prefeitos e representantes de todos os municípios da Paraíba no auditório Celso Furtado no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE, foi marcado por um momento de cultura, com a presença do conselheiro aposentado, Luiz Nunes Alves, escritor e poeta popular, que falou sobre a vida e a trajetória política e administrativa do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Na oportunidade, o escritor fez a doação de exemplares do livro “Juscelino – Vida e Obra em Verso” a todas as prefeituras, obras que passarão a fazer parte do acervo das bibliotecas municipais, segundo enfatizou o autor, ao dizer que se sentia feliz em poder contribuir com o conhecimento e a cultura nos municípios. Para ele, é importante que os jovens alunos conheçam a história do Brasil e saibam quem foi Juscelino Kubitschek, o idealizador e fundador da Capital federal Brasília.

O livro é um trabalho volumoso, com 480 páginas, editado pela “Ideia/Forma”, lançado em 2013. A obra tem nota de capa (orelha) do escritor e poeta Bráulio Tavares, que revela na identidade de dois autores o mesmo ser. Luiz Nunes Alves e Severino Sertanejo são dois seres que habitam um mesmo corpo físico, com a mesma naturalidade de quem sempre soube quem é e não precisa teorizar sobre si mesmo. “E juntos produzem uma obra de cordel extensa, caudalosa, com folhetos que transbordam o formato de folheto para se expandir em livros maciços cobertos por um folharal de estrofes”.

No prefácio, o acadêmico Murilo Melo Filho, da ABL, enfatiza a “exuberante exibição de rimas e de versos reunidos pelo talento de um inspirado poeta, que faz um jogo de palavras ajustadas à sua competência de admirável versejador, debruçado sobre a vida e a obra de um dos maiores estadistas brasileiros de todos os tempos”.

O imortal da Academia Paraibana de Letras – APL, Juarez Farias conceitua o autor como um historiador autêntico e homem social irrepreensível, dedicado na leitura de vasta bibliografia do ex-presidente. Do mesmo modo, fechando o leque de prefácios, na veia do poeta Ronaldo Cunha Lima, aparece “Juscelino nos Versos de Luiz Nunes.”

O livro é de sequência singular! Os versos vários revivendo a vida de Juscelino, ideia concebida pelo poeta, dessa história a par. Pois Luiz Nunes, sábio no contar fatos e feitos e cantiga franca, esquadrinha o passado e dele arranca desde os mais nobres aos pequenos causos. Prazeroso, dirijo os meus aplausos ao profícuo Poeta de Água Branca”, disse o poeta.”

 

AscomTCE – 27 03 2017

 

Compartilhe: