Conselheiro André Carlo Torres ministra “Aula Magna” no curso de Direito das FIP em Patos

“O Papel dos Tribunais de Contas no Controle Social” será o tema da “Aula Magna” que o conselheiro André Carlo Torres Pontes, presidente do TCE-PB, ministrará no curso de Direito da Faculdade FIP, às 19h desta quinta-feira, na cidade de Patos. O professor André Carlo é titular da disciplina “Direito e Legislação Tributária” na Universidade de João Pessoa – Unipê.

O convite formal para proferir a “Aula Magna” de abertura do semestre letivo das Faculdades FIP foi formulado pelo professor Francisco de Assis Remígio. Ele justificou que já é uma tradição da Faculdade a promoção dessa atividade acadêmica, que sempre acontece na terceira semana do mês de fevereiro, após a reunião do colegiado do curso. Para o professor André, essa será mais uma oportunidade para levar ao meio acadêmico a importância das cortes de contas, que representam o Estado na defesa dos recursos da sociedade.

Perfil Curricular

O conselheiro André Carlo Torres Pontes graduou-se em Direito em 1994. Foi professor assistente e desde 2003 ensina as disciplinas de Direito e Legislação Tributária. Antes, como professor substituto, lecionou Direito Financeiro na Universidade Estadual da Paraíba. Tem Especialização pela Escola Superior da Magistratura da Paraíba e formação complementar em “Técnicas de Aprimoramento da Prática Docente” e “Avaliação da Gestão Pública”.

Ingressou, por concurso público, como procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da Paraíba em maio de 1997, tendo assumido a Procuradoria Geral.  Exerceu o cargo de procurador até março de 2012. Foi nomeado conselheiro em 13 de fevereiro de 2012. Como conselheiro, exerceu os cargos de Ouvidor-Geral do TCE e coordenador geral da Escola de Contas conselheiro Otacílio Silveira.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes foi vice-presidente do Tribunal no biênio 2015/2016, e na oportunidade, coordenou o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção  (Focco-PB) como representante do Tribunal de Contas nos anos de 2014 e 2015, promovendo várias ações e eventos de conscientização e em defesa do patrimônio público. Foi empossado na Presidência do TCE no último dia 03 de fevereiro de 2017.

 

AscomTCE – 22 02 2017

Compartilhe: