No mês do novembro azul o Tribunal de Contas promove ‘Semana da Saúde do Homem”

novembro

Fiel ao compromisso de incentivar a conscientização para os cuidados necessários à saúde e um estilo de vida mais saudável de seus servidores, o Tribunal de Contas da Paraíba promoverá, dentro das atividades do ‘Novembro Azul’, a ‘Semana da Saúde do Homem’, de 21 a 25 deste mês.

Durante toda esta semana, os servidores receberão material informativo sobre o câncer de próstata e assistirão, na sexta-feira (25), às 10h, a uma palestra que será ministrada pelo médico urologista Marcelo Sarmento. A exposição sobre o tema será no plenário ministro João Agripino Filho.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, destacou que quanto maior a disseminação e o compartilhamento de informações sobre o câncer de próstata mais elevado será o grau de conscientização sobre a doença e melhor a percepção dos homens de que o exame é o melhor caminho para prevenir contra o câncer.

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, que estimula as mulheres a realizar exames preventivos do câncer de mama, o ‘Novembro Azul’ foi instituído para incentivar os homens a fazerem a prevenção do câncer de próstata. Em ambos, o tribunal, por meio de seu Serviço Médico, organizou atividades de conscientização junto ao seu quadro de servidores.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O Instituto Nacional do Câncer estima que o país encerrará o ano de 2016 com 62 mil novos casos da doença. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

O INCA adverte que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

 

Ascom TCE-PB

21/11/2016

Compartilhe: