Jornalismo de Dados é tema de oficina para assessores de comunicação dos TCs

image
Assessores de comunicação de vinte e cinco Tribunais de Contas participaram, nesta quarta-feira (23), de uma oficina de ‘Jornalismo de Dados’, ministrada pelo editor de dados do Jornal O Globo, Fábio Vasconcellos. A capacitação integra a programação do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, evento sediado pelo TCE de Mato Grosso, em Cuiabá.

image

Todo o jornalismo se utiliza de dados para compor reportagens e isso não é novidade. O ‘Jornalismo de Dados’, diferente desse modelo tradicional, trata da coleta independente de dados livres, com organização e tratamento especial para uma divulgação interativa. “Esse tipo de cobertura surgiu no ano de 2000, quando houve uma absurda mudança de cenário com o advento da internet de banda larga. Trabalhar com dados abertos é o futuro das instituições e também dos veículos de comunicação”, explicou o facilitador, Fábio Vasconcellos.

Os Tribunais de Contas possuem a maior base de dados da gestão pública. O objetivo da oficina é treinar os assessores de comunicação para oferecer o conteúdo de uma forma mais atrativa, não só para a imprensa, mas, principalmente, para a sociedade. “É do nosso interesse facilitar o acesso dessas informações para que todos possam trabalhar e manusear esses dados como quiser”, disse o jornalista Marcos Rolim, do TCE-RS. “Estamos trabalhando muito com as redes sociais, especialmente para atingir o público jovem. O desafio é construir uma linguagem apropriada e utilizar técnicas específicas”.

A assessora de comunicação do Tribunal de Contas da Paraíba, jornalista Fábia Carolino,  considerou  o Encontro da Rede de Comunicação dos Assessores dos TCs produtivo. O tema escolhido foi uma sugestão da Ascom do TCE-PB e acatada pela coordenação do evento.  “Produzir conteúdo a partir de dados organizados, e com um visual interativo, certamente vai enriquecer o material produzido pelas Assessorias dos Tribunais”.

Ascom/TCE-PB

(23/11/2016)

Compartilhe: