Centro Cultural Ariano Suassuna no TCE mostra exposição de fotografias “Bayeux no Brasil e na França”

exposicao-centro-cultural

A exposição “ Bayeux no Brasil e na França”, que trata de temas envolvendo as duas cidade homônimas, Bayeux, na Paraíba e Bayeux, na França, está à disposição do público no Salão Lynaldo Cavalcanti, que faz parte do complexo do Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas do Estado.

A exposição conta com 60 fotografias, originadas de um concurso de fotos que foi realizado em 2015, pela ONG Aliança Bayeux – Franco-Brasileira, com sede em Bayeux(PB) e a ONG –Alliance Bayeux France Brésil, sediada na cidade de Bayeux francesa. A idéia é fazer com que as populações das duas cidades pudessem conhecer um pouco da realidade de cada uma.

A cidade de Bayeux trocou sem nome de “Barreiras” para “Bayeux” em junho de 1944, em homenagem à cidade francesa, por ter sido esta a primeira cidade da Europa a ser libertada dos nazistas, durante da Segunda Guerra Mundial, logo após o chamado “Dia D” (06 de junho de 1944).

Segundo os organizadores, a exposição, que já percorreu vários salões, inclusive na França, visa ainda divulgar, para ambas as nações, um pouco da história do liame existente entre essas duas cidades, algo praticamente desconhecido por cerca de 70 anos, chamando a atenção do público em geral e, sobretudo, da população brasileira, para a conscientização da importância da preservação tanto da natureza como de monumentos históricos que estão sendo destruídos pelo descaso ou esquecimento em geral.

 

Ascom TCE – 29 11 2016

Compartilhe: