Auditor de Contas recebe voto de aplauso do TCE por estudo premiado em eventos da USP

O auditor de contas públicas Josedilton Alves Diniz recebeu, nesta quarta-feira (03), voto de aplauso do Tribunal de Contas da Paraíba pela premiada apresentação de estudo sobre a eficiência na aplicação de recursos públicos e sua relação com os julgamentos das contas dos municípios paraibanos pelo TCE. Apresentada, conjuntamente, pelos conselheiros Arthur Cunha Lima e Marcos Costa a propositura foi aprovada à unanimidade na sessão do Pleno.

Feito sob a coordenação e orientação de Josedilton Diniz, o levantamento obteve classificação de “melhor pesquisa na área governamental” ao ser apresentado durante o XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e XVI USP International Conference in Accounting, simultaneamente realizados entre os dias 27 a 29/07, em São Paulo.

Entre as principais conclusões, o estudo revelou que os municípios que são eficientes na aplicação dos gastos na educação tem uma probabilidade de cerca de 73% de terem suas contas aprovadas. Já aqueles que apresentam baixo nível de eficiência essa probabilidade cai para 19%.

DADOS DO IDGPB – Para executar a pesquisa, foram utilizados os índices de eficiência em educação disponíveis no IDGPB -Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos na Paraíba criado pelo TCE em parceria com as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG – e os Pareceres Prévios emitidos e encaminhados às Câmaras Municipais.

“Foi um evento muito concorrido. Quero expressar minha gratidão ao TCE, na pessoa do seu presidente Arthur Cunha Lima, pelo apoio e confiança”, disse o auditor Josedilton Diniz ao manifestar satisfação pela apresentação do trabalho e pela premiação.

NA VANGUARDA – Ao comentar a importância do primeiro lugar para o estudo, o conselheiro Arthur Cunha Lima frisou frisou, ao ser informado da premiação, que o reconhecimento da USP – uma das mais respeitadas universidades do país – confirma a posição de vanguarda do TCE da Paraíba entre as instituições de controle externo nacionais.

“É mais uma comprovação da excelência de nossos quadros técnicos e da adoção inovadora das nossas ferramentas de controle. É um novo estímulo para continuarmos nosso trabalho em defesa da correta e eficiente aplicação dos recursos públicos”, completou.

LIVRO – Na quinta-feira (28), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e também dentro da programação dos dois eventos, foi lançado o livro “Contabilidade Pública : Análise Financeira Governamental”, de autoria de Josedilton Diniz e Severino Cesário de Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ascom TCE-PB

03/08/2016