Estudo feito no TCE-PB sobre eficiência na aplicação do dinheiro público é premiado em eventos da USP

image

A melhor pesquisa na área governamental. Esta foi a classificação, em dois dos mais importantes eventos de contabilidade do país, atribuída ao estudo feito com o objetivo de analisar a eficiência na aplicação de recursos públicos e sua relação com os julgamentos das contas dos municípios paraibanos pelo Tribunal de Contas da Paraíba.

Feito sob a coordenação e orientação do auditor de contas públicas Josedilton Alves Diniz, do TCE-PB, o levantamento foi apresentado durante o XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e XVI USP International Conference in Accounting, simultaneamente realizados entre os dias 27 a 29/07, em São Paulo.

Entre as principais conclusões, o estudo revelou que os municípios que são eficientes na aplicação dos gastos na educação tem uma probabilidade de cerca de 73% de terem suas contas aprovadas. Já aqueles que apresentam  baixo nível de eficiência essa probabilidade cai para 19%.

DADOS DO IDGPB – Para executar a pesquisa, foram utilizados os índices de eficiência em educação disponíveis no IDGPB -Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos na Paraíba criado pelo TCE em parceria com as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG – e os Pareceres Prévios emitidos e encaminhados às Câmaras Municipais.

“Foi um evento muito concorrido. Quero expressar minha gratidão ao TCE, na pessoa do seu presidente Arthur Cunha Lima, pelo apoio e confiança”, disse o auditor Josedilton Diniz ao manifestar satisfação pela apresentação do trabalho e pela premiação.

NA VANGUARDA – Ao comentar a importância do primeiro lugar para o estudo, o conselheiro Arthur Cunha Lima frisou que o reconhecimento da USP – uma das mais respeitadas universidades do país – confirma a posição de vanguarda do TCE da Paraíba entre as instituições de controle externo nacionais.

“É mais uma comprovação da excelência de nossos quadros técnicos e da adoção inovadora das nossas ferramentas de controle. É um novo estímulo para continuarmos nosso trabalho em defesa da correta e eficiente aplicação dos recursos públicos”, completou.

LIVRO – Na quinta-feira (28), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e também dentro da programação dos dois eventos, foi lançado o livro “Contabilidade Pública : Análise Financeira Governamental”, de autoria de Josedilton Diniz e Severino Cesário de Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A obra, que conta com o prefácio do professor Eliseu Martins, apresenta em 13 capítulos uma metodologia de análise financeira aplicada à realidade das instituições públicas brasileiras. “E se aprofunda em abordagens da contabilidade aplicada ao setor público pouco estudadas no Brasil, tais como: usos e usuários da informação contábil; regimes contábeis; regime de caixa e regime de competência; contabilidade por fundos e estrutura de demonstrações contábeis aplicadas ao setor público”, destacam os autores.

SOBRE OS AUTORES
Severino Cesário de Lima é Doutor pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Josedilton Alves Diniz é Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é Auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coautor de livros e capítulos de obras publicadas pelo GEN | Atlas.

Ascom TCE-PB

29/07/2016