Centro Cultural do TCE-PB vai sediar concerto do projeto Ação Social Pela Música

Projeto Ação Social

O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba vai sediar, no auditório Celso Furtado, nesta sexta-feira, às 15h, apresentação de um Concerto Didático do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, composta por estudantes de música destinada a alunos da rede pública de João Pessoa.

O público-alvo são estudantes das escolas do bairro de Jaguaribe, onde o Tribunal está localizado. São crianças e adolescentes como os 70 integrantes da orquestra infanto-juvenil do projeto ASMB, que irão apresentar o concerto sob a regência do maestro e diretor artístico do projeto, Hector Rossi. A apresentação também é aberta ao público em geral.

“Trata-se de um concerto interativo, em que a orquestra e o público pensam, juntos, como funciona a música”, explica Hector Rossi. “Além de apresentar temas bem populares, como ‘Meu lanchinho’ e ‘Over the rainbow’ (tema do filme ‘O Mágico de Oz’), a gente trabalha a atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe nesses Concertos Didáticos”.

No palco do Celso Furtado, os alunos do ASMB irão apresentar o resultado de um ano de aprendizado através da execução de obras de Beethoven, Dvořák, Tchaikovsky e até Luiz Gonzaga (veja o programa completo abaixo). “É gratificante ver essas crianças, com apenas um ano, conseguir tocar Beethoven, Tchaikovsky, Dvořák.”, comenta o diretor artístico, para arrematar: “Trata-se de um trabalho consequente e persistente”.

A Ação Social Pela Música do Brasil desembarcou em João Pessoa no ano passado, com a instalação da primeira turma do projeto no Alto do Mateus. Uma segunda turma teve início em maio deste ano no bairro de Mangabeira.

Inspirado no reconhecido modelo venezuelano El Sistema, a ASMB atende 140 crianças e adolescentes nessas duas turmas. Os estudantes têm aula de segunda à sexta de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de solfejo e teoria musical, com alguns dos mais renomados músicos que atuam da Paraíba.

Serviço

Ação Social Pela Música do Brasil – Concerto Didático

Local: Sala Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna.
Endereço: Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), rua Prof. Geraldo Von Sohsten, 147, Jaguaribe, João Pessoa.

Data/Horário: Sexta-feira (22), 15h.

Gratuito.

Programa:

– ‘Ode a Alegria – 9ª Sinfonia’ (Beethoven)

– ‘Hilarity’ (Norman Ward)

– ‘Meu Lanchinho’ (Folclore Francês)

– ‘Marcha com Variações’ (Jorge Arbeláez)

– ‘Shoe Symphony’ (John Caponegro)

– ‘Over the Rainbow (Tema do Mágico de Oz)’ (Harold Arlen e E.Y. Harburg)

– ‘As Cordas Conhecem os Mestres’:

‘Sinfonia n.º 5’ (Beethoven)

‘Sinfonia nº. 9 em Mi menor / Sinfonia do Novo Mundo’ (Dvořák).

‘1812 Overture’ (Tchaikovsky)

– ‘Asa branca’ (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)

 

Ascom/TCE-PB

19/07/2016

Compartilhe: