TCE-PB sedia encontro nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil

BFS_7564

“Os desafios se mostram cada vez mais irreversíveis, exigindo dos tribunais avanços permanentes no desenvolvimento e emprego da tecnologia, e na crescente qualificação de seus quadros”.

A observação é do conselheiro Marcos Costa (foto), coordenador da Escola de Contas do TCE da Paraíba, e foi feita na manhã desta quarta-feira (08) por ocasião da abertura do VII Encontro de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece até esta quinta-feira (09), no Centro Cultural Ariano Suassuna.

Em nome do presidente do Tribunal, conselheiro Arthur Cunha Lima – que a propósito, no mesmo horário, encontrava-se presidindo a sessão ordinária do Pleno – Marcos Costa deu boas vindas aos participantes e agradeceu pelo apoio da Presidência à realização do encontro na Paraíba e pelo empenho do grupo de servidores da Ecosil e demais unidades e setores envolvidos na organização.

Em seguida, chamou a atenção de todos para o acompanhamento das transformações porque passa a administração pública brasileira que, conforme frisou, “se moderniza e alcança a era da gestão estratégica”.

Lembrou, a propósito, a recente implantação do novo Plano Estratégico do TCE paraibano, perfeitamente sintonizada com o tema central do encontro, que é “Por uma gestão de pessoas mais estratégica”.

“Visamos, com nosso Plano Estratégico, promover a cultura de valorização do capital humano. Ele tem entre seus propósitos a criação de programas de reconhecimento e motivação para proporcionar melhorias no meio ambiente de trabalho e no clima organizacional, sem deixar de lado o aspecto operacional”, frisou.

Após rápida fala de agradecimento da chefe do RH da TCE-PB, Ana Carolina Tenório, e uma apresentação especial do coral do TCE, a consultora organizacional em Gestão e Desenvolvimento, Odete Rabaglio, proferiu a palestra de abertura do encontro. Consultora renomada e autora de oito livros na área, ela falou aos presentes sobre “Gestão Por Competência”.

A programação do encontro prossegue no período da tarde. Às 15h tem apresentação do Case 1 – Avaliação de Desempenho – AD, com Adriana do Rocio, do TCE-PR. Depois de um pequeno intervalo, vem o Case 2 – Mentoring – O caso do TCE-RS, apresentado por Carina Franceschini.

Nesta quinta-feira, às 8h, os trabalhos começam com palestra do especialista Adriano Cesar Ferreira Amorim, secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União, que falará sobre “Novas Ações de Gestão de Pessoas no TCU”.

O Case 3 – Business Inteligence em Gestão de Pessoas – Informações para Tomada de Decisão, completa o painel da manhã e será apresentado pelo Diretor de Gestão e Governança no TCE-PE, Breno Spindola.

No período da tarde, a partir das 14h, a programação começa com o tema “Apresentação de Resultados do Marco Medição de Desempenho – MMD – Área de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, na fala do representante da Atricon, Rômulo Lins, do TCE-PB. O evento encerra com debates e consolidação dos trabalhos.

Assesssoria de Comunicação/TCE-PB

(08.06.2016)

 

Compartilhe: