Corregedor do TCE-PB participa de debate sobre mobilidade urbana em Campina Grande

CATÃO - CIDADE EXPRESSA

O Conselheiro Fernando Rodrigues Catão, corregedor geral do Tribunal de Contas da Paraíba, participou, como debatedor, da 4ª edição do Seminário Cidade Expressa, realizada sexta-feira (3), na cidade de Campina Grande, evento que reuniu especialistas em mobilidade urbana de várias partes do Brasil. O conselheiro falou no painel “Plano de Mobilidade Urbana: Desafios para sua implementação”, que contou também com os debatedores Valéria Barros, coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande, e João Braga, secretário de Mobilidade Urbana da cidade do Recife.

O painel, que foi mediado pelo jornalista Marcos de Sousa, especialista em Mobilidade Urbana Sustentável, repercutiu o impacto da modernidade no perfil das cidades, com reflexo no desenvolvimento econômico, provocado pela nova realidade urbana. Abordou-se a necessidade urgente de se encontrar soluções para assegurar um processo de mobilidade urbana que ofereça serviços essenciais dentro de uma estrutura adequada à garantia dos deslocamentos a pé, por bicicletas, ônibus e carros.

O evento contou com a participação do Ministro das Cidades do Governo Federal, Bruno Araújo, do Senador Cássio Cunha Lima, do Prefeito Romero Rodrigues, entre outras autoridades. O ministro Bruno Araújo falou do problema de mobilidade enfrentado pelos grandes centros urbanos do país e destacou o trabalho apresentado pelo município, sob a coordenação da engenheira Valéria Barros. A proposta apresentada trata da racionalidade no enfrentamento no momento de crise, respeitando a equidade do espaço urbano.

O evento contou ainda com um 2º bloco de debates. O tema foi “Prioridade no Transporte Público Coletivo”, com a participação do arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau, que é coordenador do MDT – Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos. Os debatedores foram Carlos Batinga (Semob/João Pessoa), Eudo Laranjeiras (Fretonor) e André Dantas (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU).

AscomTCE-06 06 16

 

Compartilhe: