Ministérios Públicos de Contas farão mapeamentos regionais para aperfeiçoar serviços

DSCN6256-2

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado da Paraíba (MPC/PB), Sheyla Barreto Braga de Queiroz, participou nesta segunda-feira (09), da 1ª Reunião de Trabalho dos Procuradores Gerais de Contas da Região Nordeste. No encontro, procuradores-gerais de 11 estados nordestinos trocaram experiências.

A procuradora-geral Sheyla Barreto do MPC-PB, disse que o objetivo principal do encontro, promovido pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Contas (CNPGC), foi divulgar um diagnóstico da realidade institucional de cada Ministério Público de Contas e identificar os problemas existentes, propondo medidas concretas para garantir uma uniformização em relação à realidade de cada instituição.

Para a presidente do CNPGC, Claudia Fernanda de Oliveira Pereira, o trabalho desenvolvido é crucial para prestar um melhor serviço aos cidadãos. “Esta é a última região visitada neste primeiro semestre. É preciso entender como funcionamos, quem somos, quantos somos. A ideia é promover reuniões regionais com os procuradores-gerais de contas visando mapear as instituições. “O trabalho visa mapear os MPCs de Norte a Sul do País para desenvolver ferramentas de atuação mais uniformes na busca da prestação de melhores serviços à sociedade”, disse a procuradora.

Na opinião do procurador-geral do MPC/BA, Danilo Andrade, o evento teve ainda o propósito de identificar discrepâncias em relação ao modelo padrão adotado nacionalmente para definir estratégias de correção de desvios. “No Nordeste, verificamos que a realidade é díspare entre os MPCs. Há estados que, até por conta da história de consolidação institucional, possuem Ministério Público de Contas há mais tempo e contam com estruturas física, de carreira e de interação com a mídia e a sociedade bem mais avançadas do que em outros estados da Federação”, explicou Danilo Andrade.

Participaram da reunião os procuradores-gerais Danilo Andrade (MPC/BA); Guilherme Costa Macedo (MPCM/BA); Claudia Fernanda de Oliveira Pereira (MPC/DF); Rafael Rodrigues de Alcântara (MPC/AL); Sheyla Barreto Braga de Queiroz (MPC/PB); Gleydson Antonio Pinheiro Alexandro (MPC/CE); João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello (MPC/SE); Márcio André Madeira de Vasconcelos (MPC/PI); Douglas Paulo Silva (MPC/MA); Luciano Silva Costa Ramos (MPC/RN); e Aline Rego (MPCM/BA).

Ascom/TCE-PB

09.05.2016