Conselheiro do TCE-PB faz palestra no Pará durante evento sobre combate à corrupção

ANDRE-PARA

O conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, proferiu palestra sobre o “A experiência do Trabalho em Rede de Controle pelos órgãos de defesa da sociedade”, durante evento na cidade de Belém (PA), na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, no último dia 16, na ocasião da assinatura de um acordo de cooperação que vai ampliar a articulação de parcerias entre órgãos e entidades voltadas ao combate à corrupção, transparência pública e otimização dos recursos públicos naquele Estado.

Tendo na bagagem a experiência de coordenador do FoccoPB – Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba, nos últimos dois anos, e coordenador do TCE no programa de transparência e acesso à informação junto aos municípios do Estado, o conselheiro André Carlo falou sobre a experiência paraibana dos órgãos de controle, com destaque para o TCE, CGU e MPF, que em um trabalho integrado e coordenado pelo FoccoPB, avançaram nos últimos anos – no quesito transparência pública, tanto que a Paraíba destacou-se no ranking nacional, obtendo o terceiro lugar, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

ANDRE-PARA1

O conselheiro lembrou a importância do trabalho realizado por uma rede com essa, dotada de objetivos específicos. Os aspectos positivos começam a transparecer com a identificação dos focos de corrupção, assim como do fortalecimento do controle social e, especialmente, em relação à dinamização da comunicação interna, que reforça a integração e fortalece o trabalho de cada um.

“A ampliação da Rede de Controle trará diversos benefícios para sociedade, principalmente, no combate à corrupção. Estamos de volta com força total. Haverá troca de informações e experiências entre os órgãos. Vamos realizar um trabalho integrado, pois é isso que a sociedade espera cada vez mais”, explicou o presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares.

ANDRE-PARA2

Doze órgãos passaram a integrar a Rede de Controle da Gestão, após a assinatura do termo de cooperação, que aconteceu durante o evento realizado na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA). A Rede é integrada pelo TCE-PA, Ministério Público do Estado (MPE), TCM-PA, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias Civil e Federal, Auditoria Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF), Auditoria Geral do Estado (AGE) e Auditoria Geral do Município de Belém.

Ascom-TCE-PB

20/05/2016