TCE-PB encerra nesta sexta-feira curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por meio da sua Escola de Contas Otacílio da Silveira, encerra nesta sexta-feira (29) as atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública, que por quase um ano capacitou servidores municipais efetivos de prefeituras e câmaras, de várias regiões do estado.

O curso, já em sua terceira edição, é na opinião do presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, um importante mecanismo de qualificação, entre as inúmeras capacitações que continuam sendo realizadas pelo Tribunal, “para ajudar os gestores a enfrentar melhor os constantes desafios da administração pública”.

Para o conselheiro, a Escola de Contas do TCE da Paraíba alcançou a dimensão de centro regional de excelência e referência para a administração pública “ao trabalhar a qualificação de milhares de servidores e de contribuir, ao mesmo tempo, para aproximar cada vez mais o Tribunal da sociedade”.

Nesta sexta-feira, o conselheiro Marcos Costa, coordenador da Ecosil, fará a saudação aos concluintes, marcada para às 9:45h no plenário ministro João Agripino Filho. A solenidade de encerramento será marcada, também, por uma apresentação do Coral do TCE e a entrega, ao final, dos certificados de participação.

OBJETIVOS – Integralmente ministrado por professores do próprio quadro do TCE-PB – auditores, procuradores e conselheiros substitutos – foi concebido com o objetivo de melhorar a qualificação dos servidores no cumprimento de suas atribuições funcionais específicas e, também, na prestação de serviço à sociedade.

Com carga horária de 264 h/aulas distribuídas por 10 disciplinas, o curso teve início em 02 de julho de 2015 e foi concluído em 02 de abril de 2016. Os participantes estudaram, entre outros temas, Administração Pública Gerencial; Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal; Instrumentos de Orçamento, Planejamento e Gestão; Licitações, Contratos, Convênios e Pregões ;Aposentadorias e Pensões; e Prática de Instrumento de Controle Social.

METAS SUPERADAS – Ano passado, o Tribunal superou as metas de capacitação de servidores e de agentes públicos municipais e estaduais estabelecidas para o exercício. Planejou capacitar, em 2015, um público alvo de 1.500 pessoas, e promover quatro eventos. Na prática, realizou 23 cursos e treinamentos, voltados para seus servidores, e capacitou no período 4.876 servidores/agentes públicos, em 34 eventos de orientação aos seus jurisdicionados.

Ascom TCE-PB

28/04/2016