TCE-PB reúne gestores em busca de solução para crise nos Regimes de Previdência

BFS_5166O Tribunal de Contas da Paraíba reuniu, na manhã desta segunda-feira (14), no Plenário Ministro João Agripino Filho, gestores dos Institutos Próprios de Previdência Social do Estado e dos Municípios paraibanos. O encontro serviu à apresentação de métodos e objetivos de Auditorias Operacionais a serem desenvolvidas, também, nacionalmente, para enfrentamento dos problemas que afetam os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Trata-se de trabalho sob coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU), da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), associação civil de estudos e pesquisas vinculada às Cortes de Contas do País.

BFS_5150

 

Na saudação aos participantes – em nome, também do presidente Arthur Cunha Lima – o vice-presidente do TCE-PB e relator da Auditoria Operacional André Carlo Torres Pontes explicou que, ao contrário das convencionais (voltadas para o exame legal e contábil de atos, receitas e despesas), as Auditorias Operacionais prestam-se, sem caráter punitivo, ao diagnóstico de situações a partir do qual será possível ministrar remédios e procedimentos.

“Estabelecemos, agora, parcerias para verificar a situação financeira e atuarial dos Institutos de Previdência e buscar, em seus benefícios, por exemplo, solução para os problemas crônicos de fluxos de caixa”, acentuou.BFS_5183

Após sua fala, os participantes do encontro ouviram explanações da coordenadora do Grupo de Auditoria Operacional do TCE Adriana Falcão do Rego (sobre a iniciativa, seu método e seu objetivo) e do chefe da Divisão de Auditoria de Atos de Pessoal e Gestão Previdenciária Eduardo Ferreira Albuquerque (sobre a matriz de planejamento da Auditoria). A parte final do encontro serviu para tirar dúvidas da platéia.

As exposições e debates tiveram, ainda, o acompanhamento da auditora France Tavares de Medeiros, representante do Departamento de Regimes Próprios de Previdência Social, órgão da Secretaria Nacional de Políticas de Previdência Social. Também, do professor Thiago Silveira e de alunos do Curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba.

 

Ascom/TCE-PB

14/03/2016

 

Compartilhe: