TCE apresenta nova versão do IDGPB e os resultados dos gastos públicos em educação na PB

FullSizeRender(16)

Trazendo um diagnóstico em relação à estrutura municipal do ensino básico e informações sobre recursos financeiros, a nova versão do IDGPB – Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação na Paraíba serão apresentados nesta sexta-feira (11) às 10 h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, convida chefes de poderes, prefeitos, secretários , jornalistas e representantes de entidades civis e instituições financeiras para apresentação do diagnóstico. O IDGPB traz os principais resultados de investimentos e o funcionamento da rede municipal de ensino da Paraíba, entre os anos de 2007 e 2014.

O Projeto Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos em Educação na Paraíba (IDGPB) objetiva fornecer um conjunto de indicadores da área educacional na Paraíba. São 335 indicadores desenvolvidos para rede estadual e municipal de ensino.

Fruto de convênio firmado entre o Tribunal e a Universidade Federal da Paraíba, o programa foi lançado em dezembro de 2012 e apresentado para os gestores da área de educação e à sociedade como importante ferramenta de acompanhamento, efetivo e eficiente, da aplicação dos recursos destinados à educação.

O IDGPB permite a qualquer pessoa, via Portal do TCE, livre acesso a informações importantes da área de educação em todos os municípios paraibanos, desde a precariedade da infraestrutura de escolas, taxas de analfabetismo e abandono escolar, gastos por aluno, índices de aprovação e reprovação, evasão, grau de eficiência do ensino, entre outros.

Ascom TCE

10.12.2015