Solenidade de posse do conselheiro Marcos Antônio Costa será nesta 4ª feira na sede do TCE-PB

14.12.2015 – Será nesta quarta-feira (16), às 16h, no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do TCE, a posse solene e festiva do conselheiro Marcos Antônio Costa, como membro efetivo do Tribunal de Contas do Estado. O novo integrante da Corte, oriundo do quadro de auditores-substitutos de conselheiro, foi empossado, administrativamente, em outubro e assumiu a vaga deixada pelo ex-presidente, Umberto Silveira Porto. O convite para a solenidade é assinado pelo presidente, conselheiro Arthur Cunha Lima.

“Mais responsabilidade e comprometimento”, assim como já vinha atuando na condição de conselheiro-substituto. Disse o conselheiro Marcos Costa, ao se posicionar a respeito de sua posse como membro efetivo do TCE. Para ele, as novas funções servem de incentivo para continuar o trabalho, sempre voltado para o controle e a fiscalização dos recursos públicos.

O conselheiro Marcos Costa avaliou que tem na Corte de Contas da Paraíba a imagem de eficiência e modernidade. “Temos um dos tribunais mais respeitados do País, tanto que tem entre seus membros representantes nas instituições nacionais, citando a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, e Instituto Rui Barbosa, que é a face intelectual e pedagógica dos tribunais de contas.

_BFS8080

PERFIL- Nascido em Itaporanga, município do sertão paraibano, o conselheiro Marcos Antônio Costa é Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal da Paraíba e servidor de carreira do Tribunal de Contas da Paraíba, tendo ingressado por concurso público em 1987, no cargo de técnico de Controle Externo, hoje Auditor de Contas Públicas. Foi Coordenador da Auditoria de Aposentadorias, Pensões e Reformas, Chefe do Departamento de Controle de Atos de Pessoal e Diretor de Auditoria e Fiscalização, antes de ingressar no quadro de Auditores, substitutos de conselheiro, também por meio de concurso público.

Como advogado, exerceu a profissão de 1979 a 1986. Atuou ainda como advogado da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba. Sua vasta experiência no setor público inclui exercício de cargos, e funções de chefia, na Secretaria de Interior e Justiça da Paraíba, secretarias de Saúde e da Segurança do Maranhão, Fundação do Bem Estar do Menor (MA), Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba, e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

No Tribunal de Contas, integrou o Grupo de Acompanhamento do Programa de Eficiência, Eficácia e Efetividade das Ações de Controle Externo; a Comissão de Reestruturação do Plano de Cargos e Salários; Comissão de Inspeção Especial em diversos entes do Estado; e, também, a Comissão de Edição das Súmulas e Jurisprudências, além do Conselho de Cultura do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

AscomTCE/(genesio sousa)

14/12/2015