Conselheiros do TCE-PB eleitos em congresso dos tribunais para o Instituto Rui Barbosa (IRB)

Arthur e Catao

Os conselheiros Arthur Cunha Lima e Fernando Rodrigues Catão, respectivamente, presidente e corregedor-geral do Tribunal de Contas da Paraíba, foram eleitos para composição do Conselho Fiscal e Diretoria do Instituto Rui Barbosa – IRB, ao lado do conselheiro Sebastião Helvécio, presidente do TCE-MG, que foi reeleito presidente do Instituto para o biênio 2016/2017. A votação ocorreu durante assembléia geral realizada como evento complementar do XXIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, no Recife, em Pernambuco.

O IRB tem como foco aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país e é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.

eleição do IRB

A comissão eleitoral, presidida pelo conselheiro Wanderley Ávila (TCEMG), conduziu a assembléia geral do IRB, que reelegeu o presidente com 25 votos favoráveis, um voto branco e oito ausências, a continuidade da chapa única, fechando os 34 tribunais que compõem o instituto. Participaram da votação os presidentes dos tribunais de contas, ou seus representantes com procuração conforme prevê portaria 2/2015, publicada no dia 04/11. Na mesma tarde a assembléia geral da Atricon – Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, reelegeu o presidente Valdecir Pascoal para permanecer à frente da entidade no biênio 2016-2017.

O conselheiro Sebastião Helvécio foi um dos conferencistas do Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. Em sua fala abordou o tema “Governança Pública e Combate à Corrupção”. “Cabe aos tribunais de contas serem o instrumento mais eficiente para o controle das políticas públicas, dentro do modelo democrático”, disse ele.  O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do TCEMG, destacou a importância dos temas tratados no 28° Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. A diretoria eleita deverá tomar posse em fevereiro de 2016 no auditório do TCU, em Brasília.

Ascom/TCE – (Genésio Sousa)

composicaoirb

Compartilhe: