TCE-PB supera metas e treina 4,8 mil servidores e agentes públicos por meio de sua Escola de Contas

fachada-TCE-web

A Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira, do Tribunal de Contas da Paraíba, conseguiu superar, com antecipação, as metas de capacitação de servidores e de agentes públicos municipais e estaduais estabelecidas para 2015.

O TCE-PB, por meio da Ecosil, planejou capacitar este ano um público alvo de 1.500 pessoas, e promover quatro eventos. Fez muito mais: viabilizou 23 cursos e treinamentos, voltados para seus servidores, e que contabilizou 497 participações; e treinou 4.876 servidores/agentes públicos, em 34 eventos de orientação aos jurisdicionados.

O feito, registrado em sessão do Pleno nesta quarta-feira (11), reflete compromisso do presidente Arthur Cunha Lima firmado desde a posse no comando da Corte, em março, para ampliar e valorizar a qualificação de servidores e agentes públicos, por meio da Ecosil. E, também, de aproximar cada vez mais o Tribunal da sociedade, promovendo e abrigando em suas instalações, debates sobre transparência pública, importância do controle externo, combate à corrupção, entre outros temas de dezenas de cursos e seminários realizados.

O balanço, com registro dos dados fechados até 28 de outubro último, foi levado ao plenário pelo conselheiro André Carlo Pontes Torres, seguido da proposição de um voto de aplauso a todos os servidores lotados na Ecosil, e aprovado à unanimidade.

Despedidas – Ao despedir-se do comando da escola, cuja coordenação assume agora o conselheiro Marcos Costa, ele nominou, um a um, os servidores responsáveis pelo trabalho na unidade. Agradeceu, também, pela dedicação dos professores e pelo apoio dos conselheiros, em especial do presidente Arthur Cunha Lima.

A Ecosil faz, todo ano, um plano de capacitação destinado a promover o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão. O trabalho acontece de forma contínua, vinculado ao planejamento institucional, e visa, além da permanente orientação ao jurisdicionado, melhorar a eficácia e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Cursos e treinamentos – Com essa visão promoveu, internamente, cursos e treinamentos que ajudaram, por exemplo, os servidores ampliar seus conhecimentos sobre o Sagres, o Tramita, e o uso de ferramentas tecnológicas com treinamento em Hangout, Goolge Drive, Gmail, e linguagem de programação Scala. E, ainda, sobre boas práticas em processos de trabalho, coaching de carreira, normas de auditoria, governança na aplicação de sanções administrativas nas contratações públicas.

Aos seus jurisdicionados, o Tribunal ofereceu treinamentos sobre envio de informações sobre licitações, obras e de concursos pelo Portal do Gestor, promoveu seminários e cursos sobre Parcerias Público Privadas e Regime Diferenciado de Contratação, Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Pública, Benefícios Previdenciários e Regime Próprio de Previdência Social, Risco em Auditoria, entre outros temas.

Em busca da excelência no serviço público, servidores efetivos de prefeituras e câmaras municipais participam, desde julho, do Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública, com 10 disciplinas ministradas por instrutores do próprio quadro funcional do TCE. O curso, já em sua terceira edição, tem carga horária de 264 horas e término previsto para abril do próximo ano.

Por meio das atividades da Ecosil, o Tribunal estreitou, também, seus laços institucionais com universidades públicas e privadas: de janeiro a outubro, fizeram visitas técnicas à Corte 134 estudantes universitários da UFPB, Unipê, Iesp e Maurício de Nassau.

Abriu-se e aliou-se à sociedade nas discussões de temas da atualidade, promovendo ou acolhendo em seus auditórios e na unidade anexa do Centro Cultural Ariano Suassuna a I Mostra Paraíba Transparente – do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, além de debates sobre Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Pública, Redução da Maioridade Penal, entre outros relevantes assuntos.

Ascom TCE (Carlos César Muniz)

11/11/2015