Orquestra Sinfônica de JP faz concerto didático no Centro Cultural Ariano Suassuna

Centro Cultural

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) conclui a temporada 2015 de concertos didáticos – só que desta vez voltados para adultos, em vez de crianças e adolescentes -, com uma apresentação neste sábado (14), às 18h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (situado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 193, Jaguaribe – antiga sede do Detran). A entrada é gratuita.

Os concertos didáticos, que normalmente seguem o calendário escolar para introduzir o alunado da rede pública no universo da música, hoje estendem os laços para um público mais heterogêneo – mas sem abrir mão do seu propósito inicial, que é abordar como é o trabalho de uma sinfônica. A apresentação será regida pelo maestro assistente Gustavo de Paco.

O programa tem óperas do Romantismo de Wagner e Rossini, trilha de filme célebre, obras do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna, e chega ao folclore regional – um passeio pela contribuição que cada compositor gravou à sua época na história da música. Quarenta musicistas participarão.

“Tanto para eles, quanto para nós, é uma oportunidade única de explicar para uma plateia mais amadurecida e diversa a sonoridade de cada instrumento isolado e a força da combinação de dezenas deles numa música”, pontua o argentino Paco, que é também professor de flauta transversal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A experiência é um mergulho nas obras clássicas e do cancioneiro popular, explicada com bom humor e didatismo, visto que para a maioria das pessoas, orquestras são uma realidade vista apenas pela TV. “Apresentamos músicas que facilitam a imersão neste contato inicial”, completa.

Esta vocação pedagógica é um dos eixos de atuação da OSMJP, mantida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que tem na música um forte aliado no processo de aprendizado de crianças e adolescentes e no despertar do interesse face a face com o instrumento.

“A apresentação resulta de uma parceria vitoriosa entre a Prefeitura de João Pessoa e o Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado. Ações como estas engrandecem a cultura paraibana e estão dentro das diretrizes traçadas pelo conselheiro Arthur Cunha Lima, presidente do Tribunal de Contas, para que o Centro Cultural seja um elo entre o TCE e a sociedade”, defende o diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho.

Concerto didático:
Data: 14/11 (sábado)
Horário: 18h
Local: Sala Celso Furtado do Tribunal de Contas do Estado (Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 193, Jaguaribe)

Programa:

– “Pequena Serenata Noturna” (A. Mozart);
– “Mourão” (Clóvis Pereira);
– Abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (G. Rossini);
– “Galope” (em estilo armorial, de César Guerra-Peixe);
– Abertura de “Os Maestros Cantores de Nuremberg” (R. Wagner);
– Abertura da ópera “O Guarani” (C. Gomes)
– “Climb Every Mountain” (R. Rodgers – trilha de “A Noviça Rebelde”)
– Seleção de xotes de Luiz Gonzaga.