FoccoPB comemora o “Dia Internacional Contra Corrupção” com feira no Ponto de Cem Réis

IMG_1071

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FoccoPB vai comemorar o Dia Internacional Contra a Corrupção, que acontece no dia 09 dezembro próximo, com a realização de uma feira no pátio da Praça Vidal de Negreiros, conhecida como “Ponto de Cem Réis”, onde estarão presentes os integrantes do Fórum, instalados em tendas de atendimento ao público. Na oportunidade os visitantes irão conhecer o funcionamento dos serviços prestados pelos diversos órgãos, exposições, informações, entre outras atrações que estão sendo programadas.

A coordenação do evento informou que já estão confirmadas as presenças com estandes em tendas, equipadas e montadas para o atendimento ao público, da Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União, Exercito Brasileiro, Ministério Público, Fundação Nacional de Saúde, Polícia Federal, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Receita Federal, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral do Estado, Maçonaria e Receita Estadual.

Segundo o coordenador do FoccoPB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente do TCE-PB, o objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade para a importância de sua participação na luta contra a corrupção, junto aos órgãos de controle. Durante o evento, que acontece das 09h às 17h, o cidadão poderá também fazer denúncias e conhecer as ferramentas de transparência, a exemplo do sistema Sagres, do TCE, onde estão disponibilizadas ao público todas as informações de pessoal e gastos financeiros dos municípios paraibanos.

A data comemorativa ao Dia Internacional contra a Corrupção decorre da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Nesse dia o Brasil e mais 111 países assinaram o protocolo na cidade mexicana de Mérida. Em maio de 2005 o Congresso Nacional aprovou o texto e em janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar com força de lei no País.

A convenção prevê que governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra a corrupção e cabe aos países signatários a implementação das normas convencionadas. Nesse contexto, a sociedade civil tem papel importante e deve exigir que a administração pública seja mais transparente e aberta à fiscalização e controle.

Focco-PB – O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção na Paraíba é um movimento de órgãos públicos, que interagem e fomentam o controle social, como forma de potencializar a prevenção e o combate à corrupção. Criado em 2005, o FoccoPB é pioneiro e tem por objetivo, ainda, intensificar o diálogo com quem zela pela aplicação dos recursos públicos e com a própria sociedade. Foi inspirada no FoccoPB a criação do movimento nacional Rede de Controle.

Ascom/FoccoPB – (Genesio Sousa)

30.11.105