II Encontro Paraibano de Ouvidorias acontece nesta quinta-feira (22), no TCE-PB

Banner do FOPO portal

20-10-2015 – Os novos rumos das ouvidorias no Brasil e a Lei de Acesso à Informação estão entre os temas que serão discutidos no II Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas, que vai acontecer nesta quinta-feira ( 22), a partir das 9h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Estado. O evento que está sendo promovido pelo Fórum Paraibano de Ouvidorias – FopoPB,  com as inscrições até esta quarta-feira (21). Também podem ser feitas pelo site do TCE, por meio do link https://www.doity.com.br/encontro-paraibano-de-ouvidorias-publicas-e-privadas.

PROGRAMAÇÃO– O cronograma dos trabalhos já está definido e começa com o tema “Novos Rumos das Ouvidorias no Brasil”, apresentado pela Ouvidoria-Geral da União/CGU. Na oportunidade, durante os debates, serão apresentadas experiências e inovações dos órgãos participantes. “A Lei de Acesso à Informação”, será o tema proposto pela Ouvidoria do TCE e levado a plenário para discussões. A Ouvidoria-Geral da União/CGU, levantará o painel “Abordagens de medição nas atividades de Ouvidoria”, enquanto que a palestra sobre “Ouvidorias: uma visão empreendedora”, terá como responsável o Fórum Mulheres de Negócios. Durante toda a programação haverá debates e oficinas.

O conselheiro Arthur Cunha Lima, presidente do Tribunal de Contas do Estado, reiterou que II Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas é mais uma oportunidade para o debate sobre a transparência nas atividades públicas. Nesse sentido, o TCE não mediu esforços para contribuir com a realização do evento, que deverá reunir experiências positivas e voltadas ao interesse público. O Ouvidor do TCE, conselheiro Nominando Diniz, destacou a importância do evento, por tratar-se de mais um espaço para se conhecer o indispensável papel das ouvidorias.

Também, como representante do Tribunal de Contas na coordenação do FoccoPB – Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente do TCE-PB, falou do engajamento do FoccoPB nessa iniciativa que se volta a ampliar o diálogo com a sociedade. O FopoPB é uma instituição que congrega as ouvidorias e tem como finalidade difundir os mecanismos de transparência e diálogo entre a sociedade e os diferentes entes públicos e privados no Estado, objetivando discutir e abrir espaços ao debate em prol do exercício da cidadania.

Responsável pela organização do II Encontro de Ouvidorias, o Fórum tem como objetivo compartilhar as experiências e difundir as ouvidorias como segmento de interação social, preocupados em fortalecer os mecanismos de democracia participativa.

Sobre
 
DIA: 22/10/15
HORÁRIO: 8h às 12h e 14h às 17h
Programação  das  Palestras: Abertura com a professora Marlene Ramalho Rosas de Freitas Oliveira – Coordenadora Geral do Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas – FOPO e Ouvidora das Instituições Nova Esperança Facene/Famene.
Palestra sobre “Novos rumos das Ouvidorias no Brasil” com o ouvidor-adjunto da Ouvidoria-Geral da União/CGU.
Debates sob o mediação de Tânia Brito, Ouvidora-Geral do Estado da Paraíba e Rodrigo Márcio Medeiros Paiva da Controladoria Geral da União.
Oficinas que tratam das experiências de ouvidorias públicas e privadas.
Diálogos sobre: “Lei de Acesso à Informação”, com Ênio Martins Norat do TCE/PB; “Abordagens de mediação nas atividades de Ouvidoria”, com Paulo André Caminha Guimarães da Ouvidoria Geral da União/CGU; “Ouvidorias: uma visão empreendedora”, com Israella Ramalho do Fórum das Mulheres de Negócio.
 
Local do evento
Local: Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE/PB – 58015-190, Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, Jaguaribe, João Pessoa, Paraíba.
Inscrições: na página do evento, até as 22h do dia 21 de outubro
Organizador
FOPO – Fórum Paraibano de Ouvidorias Púbicas e Privadas
No Centro Cultural Ariano Suassuna (anexo ao Prédio principal do TCE/PB). Telefones para Contato: 3208-3449 3208-3435 3208-3383 3208-3484
Clique para se inscrever no Site do Evento :

Mais Informações podem ser obtidas  pelo endereço eletrônico cgupb-nap@cgu.gov.br, ou pelos telefones 83 3208-3435; 3208-3383; 3208-3484 e 3242-2668.

 

AscomTCE-PB 

20.10.2015

Compartilhe: