Atricon acata proposta do conselheiro Fábio Nogueira para reeleição do presidente

fabio e catao

(o6.08.2015) Os conselheiros Fábio Nogueira e Fernando Catão, representado o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, participaram em Cuiabá (MT), nesta quinta-feira (06), da reunião da diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Na ocasião, a entidade aprovou a reeleição do presidente Valdecir Pascoal, acatando, à unanimidade, a proposta do conselheiro Fábio Nogueira.

Presidente do TCE-MT conselheiro Waldir Teis - 01

Durante o encontro, todos ressaltaram o trabalho que está sendo realizado pelo presidente, marcado por uma gestão “democrática, transparente e participativa”. Também participaram da reunião o ministro do TCU, Marcos Bemquerer, que preside a Associação Nacional dos Auditores (Audicon) e representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Presidente da Atricon conselheiro do TCE-PB Valdecir Pascoal - 01

O conselheiro Pascoal agradeceu o reconhecimento dos colegas ao trabalho que vem realizando, lembrando que os resultados são fruto de um trabalho coletivo e que já havia condicionado a aceitação de concorrer a um segundo mandato ao apoio da maioria dos membros da entidade.

Leia, abaixo, a íntegra do manifesto:
Nós, membros da diretoria da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), reunidos em encontro da Diretoria que se realizou em Cuiabá em 6 de agosto de 2015:
a) Considerando a consolidação dos avanços obtidos na área do controle externo nos últimos dois anos;
b) Considerando a atuação democrática, transparente e participativa, ora em desenvolvimento pela atual gestão (biênio 2014-2015);
c) Considerando a importância da continuidade do aperfeiçoamento do sistema Tribunais de Contas que se encontra em curso no âmbito de nossa instituição;
d) Considerando, finalmente, a relevância do trabalho que vem sendo feito pela atual diretoria não apenas em defesa dos membros de nossa Associação, mas também e principalmente em defesa do controle externo, da disseminação de boas práticas de governança pública e do intransigente combate à corrupção;
Vimos por meio deste declarar o nosso apoio à reeleição do presidente Valdecir Fernandes Pascoal por entendermos que a sua permanência à frente da entidade por mais um período muito contribuirá para a materialização de alguns objetivos ainda não alcançados na presente gestão, como a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, a consolidação do projeto Marco de Medição de Desempenho – Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e a unificação, tanto quanto possível, de todas as entidades que representam o sistema Tribunais de Contas, conforme pauta debatida na reunião na data de hoje.

Cuiabá, 6 de agosto de 2015

Corregedor-geral do TCE-MT conselheiro Valter Albano - 01(1)
INTEGRAÇÃO — Na reunião, a Diretoria da Atricon aprovou também a realização de estudos para alteração pontual do seu Estatuto com vistas a garantir maior grau de unidade e de integração das entidades representativas dos Tribunais de Contas e seus membros. A proposta, apresentada pelo vice-presidente da Atricon Conselheiro Valter Albano (TCE-MT), foi elogiada e bem recebida por todos os presentes, havendo a deliberação de se formalizar uma comissão composta por representantes do IRB, Abracom, Audicon e CCOR. Essa comissão definirá as alterações específicas nos respectivos estatutos, as quais serão apreciadas pelos órgãos deliberativos das entidades no XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, que será realizado, em Recife, de 1 a 4 de dezembro de 2015.

Ascom/TCE-PB (FábiaCarolino)
06.08.2015