TCE sedia abertura de Conferência de Saúde e conselheiro destaca promoção da cidadania

SAUDE 3
Fotos: Luiz Henrique Parahyba

Vice presidente André Carlo defende que órgãos de controle estimulem a sociedade a acompanhar resultado das ações governamentais

“Ninguém melhor que os conselhos, pelas decisões e deliberações de suas conferências e congressos, para nos trazer subsídios e ajudar no acompanhamento dos resultados das ações governamentais”. A observação é do vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres, e foi feita durante a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa, na sexta-feira (10), com o auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao TCE, lotado de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde da Capital.

Em nome do presidente do Tribunal, conselheiro Arthur Cunha Lima, a quem representou na ocasião, André Carlo agradeceu as referências elogiosas de organizadores e palestrantes da conferência pelo acolhimento da sessão de abertura na bem estruturada unidade do TCE em Jaguaribe, e ressaltou que a instituição estará “sempre aberta para abrigar e acolher eventos que tem tudo a ver com a linha de ação do nosso tribunal”.

Ele defendeu que as instituições de controle externo, a exemplo dos tribunais de contas, fortaleçam ao máximo seus vínculos com a sociedade e promovam iniciativas pedagógicas de controle social que contribuam para boa gestão das verbas públicas. É este acompanhamento sistemático, na sua opinião, que ajuda a dá efetividade às políticas públicas.

“Nosso papel deve ir além da fiscalização para uma boa aplicação dos recursos públicos, pois enquanto instituição de controle externo precisamos oferecer também nossa contribuição para promover a cidadania”, completou.
Saude 4
A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, fez questão de frisar, no seu pronunciamento inicial de abertura da conferência, a importância do gesto de acolhimento institucional: “É uma das poucas casas, com essa importância, que se abre para conferências deste porte. Estamos todos de parabéns”.

Nos outros dois dias, sábado (11) e domingo (12), as atividades da 7ª Conferência Municipal de Saúde tiveram lugar no ginásio do Lyceu Paraibano. Os resultados desta Conferência Municipal serão levados para a Estadual, prevista para acontecer nos dias 24,25 e 26 de setembro, em João Pessoa. Já a etapa nacional deve acontecer entre os dias 1 e 4 de dezembro, em Brasília.

Ascom/TCE-PB (CarlosCésar)
13.07.2015