TCE-PB realiza seminário para gestores públicos sobre Tecnologia da Informação

SEDE DO TCE-PB

16/07/2015- O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba realizará um seminário sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Pública, na próxima quinta-feira (23), no Plenário Ministro João Agripino Filho, sede do TCE-PB, em João Pessoa.

O objetivo do evento é aprimorar a governança de TI adequando as ações do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos públicos, aderentes as novas tendências tecnológicas e adequados as legislações, normas e acórdãos que tratam dos assuntos relacionados à governança da informação. Além da contratação de serviços de tecnologia de terceiros, uso redes de dados e computação em nuvens no âmbito da administração pública.

O Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima fará a abertura do evento. O Seminário será destinado aos gestores públicos, chefes de Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenheiros de Sistemas, Gerentes de Rede e Técnicos em Informática do poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Codata, Secretaria Estadual de Finanças, as prefeituras municipais de João Pessoa e Campina Grande, alem da Famup.

Organizado pela Escola de Contas conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), que tem a coordenação do conselheiro André Carlo Torres Pontes e a direção do Centro Cultural Ariano Suassuna, o seminário abordará, entre diversos assuntos, Computação em Nuvem, Governança da Informação, Redes e Infovias e Banco de Dados e BI. De acordo com a programação, haverá debates sobre todos os temas apresentados.

gestao_de_ti-700x485

O Seminário sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Pública tem a coordenação geral do corregedor  do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão. “O uso de tecnologias exige definições de normas de segurança da informação, políticas de acesso e gestão de risco no armazenamento de informações e dados públicos. Neste seminário serão discutidos modelos e soluções para estes problemas”, destacou o conselheiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do TCE-PB (www.tce.pb.gov.br), no link Ecosil, clicando-se no ícone “Listagem de Cursos”. http://portal.tce.pb.gov.br/econtas/cursos/

PROGRAMAÇÃO:

9h Abertura: Presidente TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima

9h às 10h15- Computação em Nuvem
– Palestrante: Walfredo Cirne
– Debates: 10h15 às 10h45

11h às 11h45- Governança da Informação
– Palestrante: Luiz Maurício
– Debates: 11h45 às 12h15

14h30 às 15h – Redes e Infovias
– Palestrante: Guido Lemos
– Debates: 14h30 às 15h