TCE participa de homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa em Umbuzeiro

Correios lança selo comemorativo ao sesquicentenário

17-07-2015 – “Ficamos honrados em participar destas homenagens, reconhecendo o valor desse homem público, que está entre os mais ilustres dos paraibanos. Estamos vendo que Epitácio Pessoa rejuvenesce a partir de sua terra natal no momento em que comemoramos o sesquicentenário de seu nascimento”. A declaração é do procurador Marcílio Toscano Franca Filho, que representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arthur Cunha Lima, na solenidade que marcou a segunda etapa de comemorações aos 150 anos de seu nascimento, na cidade de Umbuzeiro, onde nasceu.

Sesquicentenario_Epitacio_Pessoa_em_Umbuzeiro_17_07_15_203

Autoridades e o público prestigiaram o evento

O evento contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque e do embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardellas, neto do ex-presidente, entre outras autoridades. Na oportunidade, houve o lançamento de selo personalizado, livro em quadrinhos sobre a vida de Epitácio Pessoa e palestra proferida pelo presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Pedro Américo, professor doutor Damião Ramos Cavalcanti, também membro da Comissão de Notáveis.

“Umbuzeirenses, todos que aqui estamos em comitiva, viemos render homenagens a esta cidade, que deu ao nosso Estado um cidadão paraibano que nos honra e nos propicia orgulho cívico”, iniciou o conferencista, que falou aos presentes sobre fatos curiosos da vida do ex-presidente, como a rebeldia escolar, o lado filósofo, a fase universitária e aspectos da vida intelectual que influenciaram toda a trajetória do homenageado. “Epitácio é antes de tudo um ético”, afirmou.

Sesquicentenario_Epitacio_Pessoa_em_Umbuzeiro_17_07_15_(333)

Marcílio representa o TCE na obliteração do selo

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que dedicou ao ex-presidente o Ano Judiciário 2015, destacou que o fato de também ser historiador, motivou às celebrações, que também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado. “Epitácio escreveu seu nome na História do Brasil, com letras lapidares. Brilhou como estadista, diplomata, escritor, jurista e em todos os aspectos da sua vida, sendo, para mim, o maior de todos os brasileiros”, defendeu.

Durante a solenidade, o gestor do Judiciário estadual entregou ao prefeito local, Thiago Pessoa Camelo, uma mensagem emitida pelo ministro do Supremo Tribunal federal (STF), Celso de Mello, alusiva às comemorações do Sesquicentenário do ex-presidente. “Nada mais justo do que as homenagens chegarem até a nossa cidade. Estamos investindo na reabertura do Museu Epitácio Pessoa, aqui em Umbuzeiro” disse o prefeito.

????????????????????????????????????

Oliveiras de Panelas lembrou Epitácio em versos

Em versos, o repentista Oliveira de Panelas prestou sua homenagem durante a solenidade, junto às autoridades, servidores, familiares do homenageado e população local, que compareceram ao evento. A Banda Fanfarra da Escola Maria Pessoa Cavalcanti executou o Hino Nacional e do Hino de Umbuzeiro. A aluna da Escola Municipal João Inácio Catu, Zilaine Andrade homenageou o ex-presidente, declamando o poema “Uma mente para o Mundo”. Houve ainda a apresentação de uma peça teatral denominada “Epitácio: orgulho de Umbuzeiro – Exemplo para o Brasil”, encenada por alunos da Escola municipal Maria Barbosa de Souza.

Em nome da família falou emocionado o embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardellas, “No quesito responsabilidade, procurei imitar do meu avô, exemplo de honestidade e ética no setor público, que parece escasso hoje em dia”, disse. Também o sobrinho-neto, professor doutor Roberto Pessoa Filho, agradeceu pelas homenagens. “Umbuzeiro está em graças”, disse ele ao enaltecer o reconhecimento a um dos maiores juristas que o Brasil já teve.

????????????????????????????????????

Embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardellas

A próxima etapa do cronograma de comemorações ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente Epitácio Pessoa vai ocorrer no próximo dia 6 de agosto, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, no TCE, com a presença do ex-ministro do STF, Francisco Rezek, que vem à Paraíba para falar sobre “Epitácio “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”.

A quarta etapa será no Pleno do Tribunal de Justiça, na manhã do dia 6 de novembro, com a palestra do ministro Herman Benjamin, que vai abordar o tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”. Um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, às 19h, do dia 17 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, fechará a programação de homenagens ao ex-presidente Epitácio. Pessoa.

AscomTCE (Genesio Sousa) com Ascom/TJPB)

Fotos Ednaldo Araújo