Focco/PB vai realizar “1ª Mostra Paraíba” para discutir práticas de transparência nos municípios

MOSTRA-LOGO G -jpeg

Aprimorar a transparência pública nos municípios paraibanos é o principal objetivo da “I Mostra Paraíba Transparente”, que será realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado, evento organizado pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco/PB, entre os dias 26 e 28 de agosto próximo, com a participação direta dos tribunais de contas da Paraíba e da União, Controladoria Geral do Estado e da União e Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa, com o apoio da Escola de Contas do TCE – Ecosil.

A “Mostra Paraíba Transparente” pretende disponibilizar aos municípios paraibanos mais conhecimentos para que sejam aperfeiçoadas as rotinas e os procedimentos internos da administração pública municipal, proporcionando uma transparência mais efetiva ao cidadão. Com essa iniciativa, abre-se a discussão para conscientizar a sociedade em relação ao acesso à informação, ao mesmo tempo em que se aprimora as experiências da administração pública, no tocante às práticas de transparência pública.

O Focco/PB relacionou objetivos específicos que deverão ser levados em consideração no tocante às prioridades inerentes à realização do evento, ou seja, devem evidenciar boas práticas e problemas enfrentados pelos municípios, conhecendo a realidade da administração municipal na abertura em busca da transparência pública, assim como possibilitar a troca de experiências pelos municípios paraibanos e expor soluções e caminhos para a melhoria da transparência pública.

De acordo com a programação, já definida, as inscrições para a I Mostra Paraíba Transparente serão gratuitas e começam no dia 03 de agosto, prolongando-se até o dia 21, por intermédio do site do Focco/PB (WWW.foccopb.gov.br), onde constará uma ficha de inscrição específica. No ato da inscrição o interessado poderá optar pela participação em um dos minicursos que serão oferecidos, sobre os temas: Brasil Transparente e Controle Interno Municipal.

Durante o evento haverá um encontro entre os participantes que atuam nos Serviços de Informação ao Cidadão, os SICs, oportunidade para que possam conhecer as ações de transparência nos respectivos municípios por meio de mesas redondas e exposições. Também serão convidados representantes da imprensa local e estudantes de Jornalismo para o IV WorkFocco, espaço concebido ao debate sobre métricas de transparência atualmente utilizadas no Brasil.

AscomTCE/Focco/PB

20-07-2015