Ex-presidente Epitácio Pessoa é assunto de pauta de encontro entre presidentes do TCE-PB e TJPB

As próximas etapas das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de nascimento do ex-presidente Epitácio Pessoa, como a viagem a Umbuzeiro, no dia 17 de julho, e a conferência do ministro Francisco Rezek, no dia 6 de agosto, foram os assuntos de pauta da reunião entre o desembargador Marcos Cavalcanti e o conselheiro Arthur Cunha Lima, respectivamente presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Tribunal de Contas do Estado. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), no Tribunal de Justiça.

O chefe do Poder Judiciário estadual, Marcos Cavalcanti, lembrou que o Tribunal de Contas é parceiro do Tribunal de Justiça nas comemorações dos 150 anos de nascimento do ex-presidente Epitácio. “O Tribunal de Contas é nosso parceiro, nessa iniciativa de celebrar o Sesquicentenário de Epitácio. Por isso, acredito que eu e presidente Arthur Cunha Lima iremos nos reunir sempre que necessário, ao longo das comemorações, como forma de discutir pontos comuns aos dois órgãos nesse trabalho conjunto”, declarou o presidente Cavalcanti.

Na última reunião da Comissão de Notáveis ficou definido que a viagem a Umbuzeiro – terra natal de Epitácio –, no dia 17 de julho, passou a ser a segunda etapa das comemorações ao ex-presidente, segundo lembrou o desembargador Cavalcanti. Ele lembrou também que , em seguida, no dia 6 de agosto, ocorrerá a terceira etapa, desta vez no anfiteatro do Tribunal de Contas, com a palestra do ministro Francisco Rezek.

Já o presidente Arthur Cunha Lima informou que o TCE está tomando todas as providência para realizar um “grande evento”, no próximo dia 6 de agosto, além de reafirmar o apoio do órgão às demais etapas do Sesquicentenário de Epitácio, que ocorrerão até o final do ano. “Estamos juntos nessa iniciativa. As nossas equipes, do TCE e do TJPB, já estão trabalhando para realizar um grande evento”, comentou o conselheiro Arthur Cunha Lima.

O dirigente da Corte de Contas ressaltou que a iniciativa dos dois Tribunais vem resgatar uma dívida que o Estado da Paraíba tem para com Epitácio Pessoa. “Essa celebração veio em boa hora, como forma de resgatar uma dívida que temos com este notável paraibano”, declarou.

Eventos – A primeira etapa das comemorações do Sesquicentenário de Epitácio Pessoa foi Realizada no dia 28 de Maio, no Tribunal de Justiça da Paraíba. Uma visita ao Museu e Cripta de Epitácio abriu o evento, seguido de uma palestra proferida pelo historiador Humberto de Melo, no Pleno do TJPB, sobre o tema: “Epitácio – o político e estadista”.

A segunda etapa será no dia 17 de julho próximo, com uma viagem a Umbuzeiro – terra natal do ex-presidente. Na ocasião, o presidente da Academia Paraibana de Letras, professor doutor Damião Ramos, irá proferir palestra sobre o homenageado.

O terceiro evento comemorativo ocorrerá no Anfiteatro do Tribunal de Contas do Estado, na tarde do próximo dia 6 de agosto, com a presença do ministro Francisco Rezek. Ele vem à Paraíba falar sobre “Epitácio “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”.

A quarta etapa será, novamente, no Pleno do Tribunal de Justiça, na manhã do dia 6 de novembro, com a palestra do ministro Herman Benjamin, que vai abordar o tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”.

Um concerto com Orquestra Sinfônicas da Paraíba será realizado para fechar com “chave de ouro” as homenagens ao ex-presidente Epitácio, bem como encerrar o Ano Judiciário de 2015. Este será o quinto e último evento, agendado para ocorrer às 19h, do dia 17 de dezembro, véspera do recesso forense. O concerto ocorrerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

Fonte: Ascom/TCE-PB e Ascom/TJPB

15.06.2015

Compartilhe: