TCE-PB abre homenagens ao sesquicentenário de Epitácio Pessoa

Folder - Epitácio Pessoa - 150 anos - FRENTE Folder - Epitácio Pessoa - 150 anos - VERSO

Presidente Arthur Cunha Lima anuncia série de eventos em homenagem ao paraibano que chegou à Presidência da República e destaca parcerias com Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa

As homenagens do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba ao sesquicentenário de nascimento de Epitácio Pessoa serão iniciadas nesta terça-feira (26), às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna. O presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, destacou que a programação abre oficialmente uma série de eventos alusivos a esse personagem ilustre da história brasileira. “Epitácio ousou ser único. Foi o primeiro nordestino eleito presidente do Brasil pelo voto direto, com atuação respeitada nas três esferas do poder – Executivo, Legislativo e Judiciário”, disse.

A programação será aberta com a palestra “Epitácio Pessoa: As Viagens do Presidente Eleito”, proferida pelo auditor de contas públicas, mestre em relações internacionais, Matheus de Medeiros Lacerda. Em seguida, o advogado João Vitor Ribeiro Coutinho G. Silva discorre sobre o tema “Um salto para o Futuro: O Desporto na Política Externa de Epitácio Pessoa”.

O evento, que será realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, termina com o lançamento do livro “Diplomacia Presidencial de Epitácio Pessoa – Da Conferência da Paz à volta ao Brasil”, escrito pelo auditor Matheus de Medeiros; e da ‘Revista Genius’ (edição especial e comemorativa do Sesquicentenário de Epitácio Pessoa) . A subprocuradora geral do TCE-PB, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, presidente da Comissão de Realização do Evento Comemorativo ao Sesquicentenário de Epitácio Pessoa, será a mediadora dos debates durante as exposições dos palestrantes.

O presidente do TCE-PB destacou que Epitácio Pessoa receberá as mais merecidas homenagens por tudo que fez em sua vida pública. Arthur lembrou que o paraibano é reverenciado até hoje como um dos maiores juristas brasileiros, tendo atuado como advogado, promotor, secretário de Estado, deputado estadual e federal, senador, procurador-geral da República, ministro da Justiça, e do Supremo Tribunal Federal.

Parcerias
As homenagens ao ex-presidente continuam no dia 6 de agosto, às 17h, quando acontecerá o segundo evento comemorativo. Numa parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, será realizada a conferência “Epitácio Pessoa: o Diplomata e Juiz da Corte Internacional de Haia”, a ser apresentada pelo ministro Francisco Rezek, no auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna.

Essa etapa entrou no cronograma do TCE, depois de entendimentos entre o presidente Arthur Cunha Lima e o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente do TJPB.

Também em agosto o Centro Cultural Ariano Suassuna receberá a exposição itinerante do Sesquicentenário de Epitácio Pessoa.
Arthur Cunha Lima também anunciou parcerias com a Assembleia Legislativa para homenagear o paraibano que cede nome à ‘Casa de Epitácio Pessoa’. “Da mesma forma que acertamos essa parceria com o desembargador Marcos Cavalcanti, tivemos a oportunidade de conversar com o presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, para que possamos prestar essas homenagens de forma conjunta”, disse.

Ascom/TCE-PB

Fábia Carolino

25.05.2015

Compartilhe: