TCE inicia comemorações pelos 150 anos de nascimento do presidente Epitácio Pessoa

Programação é aberta, no Centro Cultural Ariano Suassuna, com duas palestras e lançamentos de livro e revista

Comemorações Epitacio Pessoa 4

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba deu início, na noite dessa terça-feira (26), com lançamento de um livro, uma revista e duas palestras, às comemorações do sesquicentenário de nascimento de Epitácio Pessoa, o único paraibano que chegou à Presidência da República. Uma série de eventos em parceria com o Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa marcará as homenagens conjuntas, feitas por etapas, de maio a dezembro.

Em nome do presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, o presidente em exercício da Corte, conselheiro André Carlo Torres Pontes, fez a abertura do evento dando as boas vindas aos participantes, entre os quais uma significativa presença de estudantes universitários. O público aplaudiu uma apresentação surpresa (não constava da programação e nem fora anunciada antes) do poeta repentista Oliveira de Panelas. Ele chegou declamando em meio à platéia, subiu ao palco e completou o recital poético enaltecendo a trajetória de Epitácio Pessoa.

O conselheiro aproveitou para agradecer, também, às demais instituições e entidades parceiras nas comemorações: Ministério Público, Academia Paraibana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e International Law Association.

Os eventos programados para até o final do ano constituem, em sua opinião, um reconhecimento estimulante para que a Paraíba e o Brasil valorizem cada vez suas grandes personalidades, “por meio de iniciativas, como esta, de preservação da memória e elevação de seus ícones históricos”. E completou: “Epitácio Pessoa é um desses nossos filhos mais ilustres, pois teve uma projeção histórica que não há de se perder no tempo, porque existe algo de inesgotável em sua trajetória retilínea”.

POLÍTICA EXTERNA E DESPORTIVA
O auditor de contas públicas do TCE e mestre em relações internacionais, Matheus de Medeiros Lacerda, fez palestra sobre a influência e capacidade de articulação do presidente nos grandes fóruns de decisões globais à época, a exemplo da Conferência de Paz em Versalhes (França). O palestrante exibiu, na ocasião, farto material de pesquisa (fotografias, documentos e noticiário da época) sobre o tema de sua exposição: “Epitácio Pessoa: As Viagens do Presidente Eleito”.

Ao término, fez o lançamento, no hall de acesso ao auditório Celso Furtado, do seu livro ‘Diplomacia Presidencial de Epitácio Pessoa”. No mesmo local, houve em seguida o lançamento da ‘Revista Genius’ – edição especial e comemorativa do sesquicentenário de Epitácio Pessoa, organizada pelo conselheiro aposentado do TCE, Flávio Sátiro Fernandes.

O segundo palestrante, advogado e mestre em Relações Internacionais, João Vitor Ribeiro Coutinho G. Silva falou sobre o papel dos desportos na política externa do Governo Epitácio Pessoa. E destacou, entre tantos, um gesto exemplar do presidente: o apoio, mesmo em meio a uma crise econômica no país, para a delegação de atletas nacionais participar dos primeiros jogos olímpicos do pós guerra – as Olimpíadas da Antuérpia, Bélgica, em 1920. O Brasil conquistou quatro medalhas, uma por equipe e três individuais. Epitácio Pessoa recepcionou os atletas e lhes concedeu medalhas de Honra ao Mérito, condecoração que só seria institucionalizada mais de três décadas depois, em 1954.

A Subprocuradora-Geral do TCE-PB, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, presidente da comissão responsável, no âmbito do Tribunal, pelos eventos comemorativos do sesquicentenário de Epitácio Pessoa, atuou como mediadora dos debates durante as exposições dos dois palestrantes. Ela ressaltou a importância, para a Paraíba e o Brasil, do jurista e homem público que foi Epitácio Pessoa. Agradeceu aos parceiros envolvidos nas homenagens e convidou os presentes a participarem também das demais atividades, entre as quais a exposição itinerante que, em agosto, ficará aberta ao público no Centro Cultural Ariano Suassuna com peças, documentos e objetos pertencentes ao Museu Epitácio Pessoa, que tem sede fixa no Tribunal de Justiça do Estado.

Ascom/TCE-PB
27/05/2015

comemorações Epitacio Pessoa 2 Comemorações Epitacio Pessoa 5

 

 

 

 

 

 

Comemorações de Epitacio Pessoa 6 Comemorações Epitácio Pessoa 7

 

Compartilhe: