Seminário sobre combate à corrupção reúne em JP autoridades e especialistas de renome nacional

FOCCO 10 anos-apoio tce

Evento será no Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE, e marca os 10 anos de criação do Focco-PB.

Atualíssimo e em evidência no país, o tema do combate a corrupção reunirá em João Pessoa, durante três dias, desta quarta-feira (20) até a sexta-feira (22), autoridades e especialistas que vão participar de palestras e debates durante o Seminário Nacional sobre Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção.

O evento, que será aberto às 19 h, desta quarta-feira, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba, marca os 10 anos do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção.

Duas das palestras acontecem logo na noite de abertura. O procurador da República Fábio George Cruz da Nóbrega, conselheiro nacional do Ministério Público, falará sobre “Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção”, e o conselheiro André Carlos Torres Pontes, vice-presidente do TCE e presidente do Focco-PB, expõe sobre “Avaliação da Transparência Pública nas Prefeituras da Paraíba.

Na quinta-feira (21), a representante da Controladoria Geral da União, Patrícia Souto Audi, que é Secretária Nacional de Transparência e Prevenção da Corrupção, falará sobre “Lei Anticorrupção”. A palestra, seguida de debate, acontece no horário da manhã, a partir das 8h30. Neste mesmo turno, até às 12h30, também começam oficinas, workshop e mini cursos do evento.

Outra convidada para proferir palestra, também na quinta-feira, a partir das 14h, é a Diretora Executiva da Rede de Observatórios Social do Brasil, Roni Enara Rodrigues.

Três outras palestras acontecem no último dia, sexta-feira (22): “Democracia e Corrupção”, com Eduardo Ramalho Rabenhorst, vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba; “ O TCU e a Rede de Controle”, com Rainério Rodrigues Leite, secretário-geral do Tribunal de Contas da União, na Paraíba; e “Desafios dos Fóruns de Combate à Corrupção em três estados do Nordeste”, com Antonio Carlos Ribeiro, doutorando e professor da Unifal-MG.

Perfil – Secretária Patrícia Souto Audi
Formada em administração de empresas, já atuou junto à Organização Internacional do Trabalho, como Coordenadora Nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil, ocasião em que coordenou esforços nacionais para a prevenção e combate ao trabalho escravo, realizando campanhas, promovendo capacitações, fóruns e debates sobre o tema. E como diretora na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, atuou na elaboração da Agenda Nacional de Gestão Pública, em parceria com a iniciativa privada, sociedade civil organizada, governos Federal, estaduais e municipais.

Ascom/TCE-PB
18.05.2015

Compartilhe: