600 inscritos já confirmaram inscrições no Seminário Nacional sobre corrupção promovido pelo Focco-PB

FOCCO 10 anos-apoio tce

A coordenação do Seminário Nacional sobre Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção, evento que vai acontecer a partir desta 4ª feira (20), até a sexta-feira (22), previu, no final da tarde desta segunda-feira(18), uma média de 600 participantes inscritos, via on line, através do site do Focco-PB(www.foccopb.com.br). O evento marcará a passagem dos 10 anos de existência do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco-PB. Os interessados, que não conseguiram realizar as inscrições pela internet, e pretendem participar do evento, ainda podem fazer no local, antes da abertura, às 19h.

O Seminário vai acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas do Estado e será aberto pelo Ouvidor do TCE, conselheiro Nominando Diniz, designado pelo presidente, Arthur Cunha Lima, para representar a Corte. Em seguida começam os trabalhos com palestras proferidas pelo Procurador da República e membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fábio George Cruz da Nóbrega, que vai abordar o tema “Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção”, e pelo conselheiro do TCE, André Carlo Torres, também coordenador do Focco-PB, fará uma avaliação sobre “Transparência Pública nas Prefeituras da Paraíba”.

O segundo dia do seminário começa às 8h. A primeira palestrante será a Dra Patrícia Souto Audi, da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, que abordará o tema “Lei Anticorrupção”, seguindo com oficinas, workshop, minicursos e reuniões técnicas dos órgãos de controle (Focco/PB, Focco/PE, Focco/AL e Enccla). À tarde, com início previsto para as 14h, os participantes assistem palestra da Diretora Executiva da Rede de Observatórios Social do Brasil, Roni Enara Rodrigues, que discorrerá o tema “Qualidade da Aplicação dos Recursos Públicos.”

O Vice-Reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Eduardo Ramalho Rabenhorst inicia o terceiro dia do evento falando sobre “Democracia e Corrupção”. Seguem as oficinas, workshop e minicursos, além de reunião técnica entre os órgãos de controle. Haverá uma palestra do Secretário Geral do TCU, Rainério Rodrigues Leite, que falará sobre “O TCU e a Rede de Controle.”

Encerra o ciclo de palestras o doutorando e professor da Unifal-MG, Antônio Carlos Ribeiro, que fará abordagens sobre “Temas, debates e desafios dos Fóruns de Combate à Corrupção (Focco) em três Estados do Nordeste”. A programação encerra com discussão sobre propostas do Seminário para uma maior interação nacional.

Ascom/TCE-Focco-PB

18.05.2015