Presidente do TCE-PB deflagra processo de escolha de novo conselheiro

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Arthur Cunha Lima, deflagrou o processo de escolha do novo integrante do Pleno. O conselheiro sairá de uma lista tríplice entre auditores do próprio TCE-PB que se candidatarem à vaga que surgiu com a aposentadoria compulsória do ex-presidente Umberto Silveira Porto.

Na próxima semana, Arthur Cunha Lima deve convocar uma sessão extraordinária do Pleno do TCE-PB para, em votação, indicar os três nomes que irão para análise do governador do Estado. Ricardo Coutinho fará a escolha entre os três auditores mais votados e encaminhará o nome para a sabatina na Assembleia Legislativa. O plenário da ALPB deve aprovar o nome indicado pelo governador, para que o novo conselheiro seja nomeado pelo próprio Ricardo Coutinho. A posse é dada pelo Pleno do TCE-PB.

O processo de escolha do novo conselheiro do TCE-PB deve durar em torno de 30 dias. As informações foram dadas na noite desta quarta-feira (1º), pelo vice-presidente do TCE-PB, André Carlo Torres, que é o relator do processo para o preenchimento da vaga de conselheiro. “Já abrimos as inscrições, fizemos a pré-seleção e quatro dos cinco candidatos se inscreveram para o concurso da lista tríplice”, revelou.

André Carlo Torres foi o entrevistado pelo programa ’27 Segundos’, na RCTV (canal por assinatura do Sistema Correio de Comunicação) na noite desta quarta (02), ao vivo. O conselheiro falou do processo de escolha e, como presidente do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), debateu sobre os mecanismos de fiscalização e controle dos gestores públicos.

Os quatro auditores que disputam a vaga de conselheiro do TCE-PB são: Antônio Cláudio de Silva Santos, Antônio Gomes Vieira Filho, Marcos Antônio da Costa e Oscar Mamede Santiago Melo. Os mais votados vão compor a lista tríplice. “É um circuito longo, mas creio que próprio para a importância do cargo”, observou André Carlo.

Fonte: Portal Correio
Em. 02.04.2015

Compartilhe: