Orquestra Sinfônica de JP faz segundo concerto no Centro Cultural do TCE-PB

concerto 6

Em mais uma noite de música clássica, o auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) ficou lotado. No sábado (11), recebeu o segundo concerto oficial da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). Dentro da série ‘Ariano Suassuna’, a apresentação intitulada “Maestros Convidados”, teve como regente o holandês Gerard Oskamp, detentor de diversos prêmios e com vasta experiência internacional.

Já está agendado para o próximo dia 9 de maio o terceiro concerto dessa série, na parceria entre o TCE-PB e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Todas as apresentações têm entrada gratuita e acontecem uma vez por mês, sempre num sábado, a partir das 19h.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arthur Cunha Lima, enfatizou que esse tipo de evento serve também para aproximar a sociedade da instituição. “O Tribunal valoriza e apoia essas iniciativas, por meio do seu Centro Cultural, que tem um conselho preocupado em levar a cultura local aos paraibanos”, disse.

Conselheiros, dirigentes e servidores do TCE-PB acompanharam a apresentação. Entre os presentes estavam os conselheiros André Carlo Torres e Fábio Túlio Nogueira; além das subprocuradoras do Ministério Público de Contas, Sheyla Barreto Braga de Queiroz (integrante do Conselho de Cultura do Tribunal de Contas da Paraíba), e Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Como vice-presidente do TCE-PB, o conselheiro André Carlo fez a saudação inicial ao maestro holandês, aos músicos e ao público presente. O concerto também foi acompanhado pelo pró-reitor de Cultura da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Francisco Pereira.

Na apresentação do sábado passado, o programa trouxe composições alemães do período Barroco ao Romantismo, tendo ópera de “Júlio Cesar”, de G. F Haendel, na abertura do concerto. Em seguida, de W.A. Mozart, o famoso concerto para violino n° 5 em Lá Maior k.219, que teve como solista o jovem músico da Orquestra Municipal de João Pessoa, Ramon Feitosa, considerado uma das maiores promessas do violino paraibano. Por fim, foi executada a sétima sinfonia de Beethoven, que também teve Ramon Feitosa como solista.

Laércio Diniz, maestro e diretor artístico da OSMJP, destacou a experiência de receber como convidado especial um dos maiores nomes da música clássica mundial. “Além de levar o público e a orquestra a conhecer artistas de diferentes locais do mundo, essa experiência serve também para oferecer diferentes visões musicais, ideias e experiências”, destacou.

concerto 2
  Programa: “Maestros Internacionais”

Maestro: Gerard Oskamp (Holanda)
   -Overture “Júlio Cesar” (G. F. Haendel, 1685-1759);
  – Concerto para violino e orquestra nº 5 em Lá Maior K.219 (W.A.Mozart, 1756- 1791);
  – Allegro aperto;
  – Adagio;
  – Tempo di Menuetto.
  Solista: Ramon Feitosa
  – Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92 (L.V. Beethoven,1770-1827);
  – Poco sustenuto;
  – Allegretto;
  – Assai meno presto;
  – Allegro con brio.