TCE-PB promove treinamento para o envio de informações de obras públicas

O Tribunal de Contas da Paraíba prepara gestores e agentes públicos para a melhoria da gestão dos recursos da sociedade. Este é o propósito do treinamento para o envio de informações de obras públicas, promovido pela Escola de Contas Otacílio Silveira, sob a coordenação do conselheiro André Carlo Torres Pontes, que saudou aos gestores e agentes públicos dos municípios paraibanos presentes na tarde desta segunda-feira (23), no auditório Celso Furtado.

O treinamento foi ministrado pelo auditor de contas públicas, Rodrigo Galvão, que integra a equipe de Assessoria Técnica do TCE-PB. Ele explicou as modificações ocorridas no modo de captação dos dados das obras públicas que, até 2014, eram informadas por intermédio do Sagres.

Apenas as obras com valor superior a R$ 150 mil eram disponibilizadas no Portal do Gestor. A partir de 2015 todas elas serão cadastradas no Geo-PB, o sistema de acompanhamento das obras, em que constam, inclusive, informações geográficas das obras e serviços de engenharia. De acordo com Rodrigo Galvão, o plantão técnico da Astec estará disponível para atender ao gestor, caso permaneça alguma dúvida acerca da questão.

Os dados contidos no Geo-PB subsidiam o trabalho das equipes técnicas da Divisão de Controle de Obras Públicas, que faz o acompanhamento das obras. Outro aspecto, conforme destacou o conselheiro André Carlo, é que o cadastro contribui para a promoção da transparência e facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre o emprego dos recursos da sociedade.

O conselheiro André Carlo lembrou que a Ecosil, além desse treinamento, está desenvolvendo um calendário de atividades com vistas ao aperfeiçoamento da gestão pública. Nesta terça-feira (24), também das 14 às 16 horas, no auditório Celso Furtado, acontecerá um treinamento para o envio de processos de concurso pelo Portal do Gestor.

Ascom TCE-PB // Ridismar Moraes

Em 23 de fevereiro de 2015.

Compartilhe: